Prevenção - Sistema de alerta já havia sido proposto por Ciro

A criação de um Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, anunciada pelo governo federal na semana passada, depois de deslizamentos que já mataram mais de 800 pessoas na região serrana do Rio de Janeiro, já havia sido proposto pelo então ministro de Integração Nacional, Ciro Gomes, em 2004, depois que chuvas atingiram a região Nordeste.

No início daquele ano, quando fortes chuvas atingiram a região, a Secretaria Nacional de Defesa Civil já havia iniciado a montagem do Sistema Nacional de Alerta e Alarme. Segundo balanço da gestão de Ciro Gomes apresentado no site do Ministério quando ele deixou a pasta, em 2006, o sistema foi implantado mesmo em 2004.
Só naquele ano, segundo matéria da Agência Brasil, foi destinado R$ 5 milhões para ações preventivas. O sistema ocupou o 7º andar do Ministério de Integração Nacional e estava interligado com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Usando tecnologia de ponta, equipamentos de última geração e o suporte dos maiores centros mundiais de meteorologia e de monitoramento do clima, o centro emite para todo o País avisos e alertas, com antecedência de até três dias, sobre a ocorrência de desastres. Consequência: reduziu-se em mais de 80% o número de vítimas fatais de desastres naturais”, disse, em 2006, texto oficial do Ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário