PROGRAMA “RAIO” DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ TAMBÉM PARA O INTERIOR.

No último sábado, como presidente interino da OAB\Subsecção de Iguatu (CE), fui convocado para conferir palestra sobre “segurança pública”, em debate no IV encontro estadual de Jornalistas e Radialistas do interior do Estado do Ceará, no município de Jucás.

Foram abordados, entre outros assuntos, ‘meio ambiente, segurança pública, serviço público, ampliação do aeroporto de Iguatu, liberdade de imprensa, comunicação social, rádio, TV e jornal, et cétera’.

Quanto à segurança pública de nosso Estado, registrei satisfação pioneira do Governado CID GOMES, quanto à convocação do atuante Coronel Francisco BEZERRA, para assunção ao posto de Secretário Estadual de Segurança Pública e Cidadania, haja vista que “ele” é formado em academia cearense, aonde conhece o desenvolvimento policial (da tropa), os municípios cearenses e suas dificuldades, podendo, pois, animar os ciosos servidores para melhor prestação de serviços a coletividade.

Entendo que mesmo sendo atribuição apenas do Governo do Estado – a segurança -, poderia ser feita parceria com todas as prefeituras do Ceará, para implantação do programa PRÓ-CIDADANIA e GUARDAS MUNICIPAIS. “Eles, mesmo sem serem policias armadas, seriam os olhos da segurança pública, comunicando, com celeridade, os fatos comuns aos nossos policiais civis e militares”.

Quanto ao fechamento das divisas de Estado, eis que já surge resultado, pois, “prenderam dois meliantes, semana pretérita, entre Cajazeiras (PB) e o Icó (CE), com dois fuzis e muita munição”.

O PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO, foi definido no debate, como extraordinário projeto, pois, além da presença constante, os desafios assumidos, vêm gerando expectativa de segurança a população.

Finalmente, dentre outros questionamentos, sugerimos enquanto proposta, a ampliação do PROGRAMA RAIO DE MOTOCICLETAS, da Polícia Militar, ao interior do Ceará.

É POSSÍVEL?

Quando foi implantado o Ronda do Quarteirão, este chegou inicialmente, apenas a capital Fortaleza (CE). Devido a grandes questionamentos dos cidadãos dos sertões do Ceará, o programa hoje já existe em várias cidades de grande e médio porte do Estado.

Então, entendemos que o RAIO também pode chegar no interior.

O QUE É O RAIO DA POLÍCIA MILITAR?

Os PMs da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) atuam em grupo de quatro motocicletas e com armas de grosso calibre.

Todos os dias 6 (seis) equipes de policiais militares reforçam o policiamento da capital, em situações de média complexidade, em locais de difícil acesso e na abordagem de indivíduos suspeitos caminhando em locais inóspitos ou conduzindo bicicletas, mobiletes e motos.

O RAIO, criado em 12 de março de 2004, atua, principalmente, no combate ao porte ilegal de armas de fogo, no consumo e no tráfico de drogas em diversos bairros da cidade.

A atuação do grupo é determinada através do mapeamento e da análise de criminalidade em alguns bairros, cruzamentos, prédios abandonados da cidade determinadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

O Grupo Raio trouxe à Polícia Militar do Ceará mais mobilidade e flexibilidade no combate ao crime. Já que muitos assaltantes preferem as motos, como principal veículo de fuga. Uma viatura auxilia na condução de presos no momento do flagrante.

PRESENÇA NO ENCONTRO.

Radialistas e jornalistas icoenses se fizeram presentes no encontro de Jucás.
Ei-los:
Rubens Brasil (Brasil-FM); Victor Luis (Brasil-FM); Yuri Guedes (Icó é Notícia); Nélio Miranda (Brasil-FM); Richard Lopes (Papagaio-FM); Valdir Batista (Papagaio-FM); Wilton Menezes (Jornal Folha do Salgado); Deusemar de Oliveira (Papagaio-FM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário