O novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse na segunda, em sua fala inaugural ao assumir o cargo que vai criar, em acordo com a presidenta Dilma, a Secretaria Nacional de Irrigação, que irá coordenar as ações do Dnocs e da Codevasf, especialmente.
O site Política Real apurou que apesar dele lembrar que existia uma Secretaria de Irrigação que chegou a ser controlada pelo também pernambucano Carlos Wilson – ex-senador e deputado federal falecido no ano passado – durante o Governo Sarney (1985-1990), havia outra inspiração: o Ministério Extraordinário da Irrigação, que durou dois anos e acabou no bojo de uma reforma administrativa fomentada pelo então ministro do Planejamento, João Batista Abreu.
Fernando Bezerra Coelho também não confirmou que recebeu inspiração dos parentes, hoje afastados politicamente, Osvaldo e o falecido Nilo Coelho, que teriam sido os maiores incentivadores do Ministério da Irrigação então criado para ser comandado pelo engenheiro cearense Vicente Fialho, homem de confiança de José Sarney – um dos poucos ministros indicados por um presidente que assumiu tendo que aceitar toda a equipe escolhida pelo falecido Tancredo Neves.
COMO FOI
Vicente Fialho, ao assumir o cargo, colocou sob seu comando o Dnocs e a Codevasf, como deseja hoje, também, Fernando Bezerra Coelho. No início de 1986, Fialho convocou todos os governadores nordestinos para visitarem com ele os grandes projetos hídricos dos Estados Unidos e Canadá. Entre eles, estavam o cearense Tasso Jereissati e o sergipano João Alves (um crítico da transposição até hoje). Ao chegaram ao Brasil, quase todos esses governadores criaram em seus estados as secretarias estaduais de irrigação. Na proposta de hoje, do novo ministro da Integração, a Codevasf vai controlar o Canal da Transposição.
COTA DO PSB
Fernando Bezerra foi indicado à Integração Nacional pelo presidente nacional do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos. A presidente Dilma Rousseff chegou a oferecer o ministério ao deputado federal em fim de mandato Ciro Gomes (PSB), que já comandou a pasta de 2003 a março de 2006. Após um pedido de tempo para avaliar a oferta, Ciro declinou do convite.
(Genésio Araújo Jr.m do pessoal do blog em Brasilia)
Penso eu - Quando a Secretaria, sob o comando de Vicente Fialho fez a viagem aos Estados Unidos, procurando fazer com que os novos governador daquela época criassem Secretarias de Irrigação no Ceará, eu fui junto. Sem sequer ter tomado posse como Governador, Tasso Jereissati não só criou uma aqui no Ceará como convidou para ser seu secretário, o industrial, engenheiro José Liberato Barroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário