O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), travam uma queda de braço pela indicação do diretor-geral do (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) Dnocs. Enquanto Cid tenta emplacar, com apoio maciço da bancada cearense na Câmara e no Senado, seu secretário de Recursos Hídricos, César Augusto Pinheiro, no posto, Henrique Alves resolveu comprar mais uma briga pela permanência do atual diretor, Elias Fernandes, seu correligionário potiguar.
O governador argumenta que, tradicionalmente, cabe ao Ceará a indicação não só do diretor-geral do Dnocs como o comando do Banco do Nordeste. Com uma relação desgastada com a presidente Dilma Rousseff e com o comando do PSB desde que seu irmão, Ciro Gomes, teve a candidatura presidencial abortada, Cid fez chegar ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que era uma questão de honra para o Estado assegurar a indicação desses dois postos do segundo escalão.
Homem de confiança
Por sua vez, Henrique Alves está queimado no Planalto graças à disputa pelo comando de Furnas, que saiu da órbita do PMDB da Câmara e passou a ser feudo do presidente do Senado, José Sarney (AP). Além disso, César Pinheiro é homem de confiança do senador Eunício Oliveira, também do PMDB e eleito na semana passada presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois de uma viagem ao exterior, Cid Gomes voltou ontem para retomar a negociação pelas indicações no segundo escalão.
No BNB (Banco do Nordeste), o governador cearense fez uma parceria com o PT para indicar o presidente. Ele e o deputado José Guimarães, irmão de José Genoino, avalizaram a permanência do atual presidente, Roberto Smith, indicado pelo petista. Mas, como Dilma Rousseff resiste à ideia de mantê-lo, o consórcio PSB-PT já tem um segundo nome na manga: José Sydrião de Alencar Júnior, atual diretor de Gestão do banco.
Deu no JOrnal O Estado
Penso eu - O que se lamenta é que o Governador Cid Gomes, engenheiro, esteja pugnando pelo indicação de um sociólogo para a Direção Geral do DNOCS, posto que por tradição e regra do jogo há mais de cem anos, é comandado por um engenheiro civil, de formação. E mais: Do Rio Grande do Norte já foram mais de tres os diretores -gerais do DNOCS. Nada tão comprometido como este que aí está, mas sempre um engenheiro civil. Na verdade eu não acredito que Cid Gomes esteja lutando por Cesar Pinheiro para o DNOCS, a não ser que queira se ver livre dele no seu Governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário