Coluna do Fernando Maia

Enxergando além dos outros
Por mais que o ex-presidente Lula tenha acertado em muitas das suas decisões, a sua sucessora, Dilma Rousseff, começa a mostrar mais objetividade em muitas das suas medidas. Numa delas, a Presidente acerta em cheio: o lançamento, em março, do Pronatec - Projeto Nacional de Acesso à Escola Técnica. Os jovens, em vez de se esbaldarem pela aprovação para o ensino superior, terão acesso a cursos técnicos, para quem cursa o ensino médio. São cursos extensivos aos trabalhadores sem formação profissional. Era exatamente isso que vinha sendo sugerido, não só por economistas, como também por empresários, que há anos lutam contra um “déficit” cada vez maior de trabalhadores especializados, para a indústria, construção civil e outros setores. Há tempos, tem sido mostrado ser essa a estratégia usada nos Estados Unidos, Europa, e em vários países da Ásia, onde predomina a utilização de profissionais especialistas de nível médio, oriundos de cursos feitos em 1 ou 2 anos. Não se sabe por que os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula, e seus antecessores não se utilizaram dessa medida, que, se colocada em prática desde o início do “boom” industrial e demais avanços relativos ao nosso crescimento econômico, teria evitado que o Brasil estivesse sofrendo o que se chama de “apagão profissional”. Mas o que há de melhor nessa alvissareira notícia, é que os futuros jovens capacitados não terão que pagar pelos cursos que lhes serão proporcionados, que terão carga horária a partir de 160 horas. O fim do “déficit” de profissionais, previsto para pelo menos 5 anos, poderá ser reduzido pela metade.

• HOSPITAL.
Na próxima semana, o governador Cid Gomes terá reunião com os prefeitos de Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, sobre a construção do 3o Hospital Regional.

• URGÊNCIA E “GUERRA”.
A localização desse Hospital, destinado a melhorar a saúde nas regiões beneficiadas e diminuir o sufoco no IJF, HGF e demais hospitais da capital, terá uma queda-de-braço entre Tauá e Quixeramobim. Com a palavra o governador.

• PIONEIRISMO.
Na AL, debate coordenado pelo deputado Roberto Cláudio, presidente da Casa, sobre a reforma política coloca o CE à frente dessa discussão em nível nacional.

• COBERTOR.
Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), a presidente Dilma Rousseff já enfrenta o mesmo “cobertor curto” da economia, graças ao excesso de gastança do governo Lula.

• CONQUISTA.
Depois de 20 anos de espera, Crateús terá a construção do Açude Fronteiras, com capacidade de 480 milhões de metros cúbicos, para irrigar até 19 mil hectares.

• É COM ELA.
Segundo o DNIT, aquela repartição não tem nenhuma obrigação de construir vias de acesso à Ponte da Sabiaguaba, que é responsabilidade da PMF.

• CAPACITAÇÃO.
Com o objetivo de melhorar a performance dos professores, o deputado Teo Menezes tem projeto na AL, com tramitação iniciada hoje, em que propõe a criação do Programa de Capacitação, para melhorar a produção em sala de aula.

• DUELO.
A votação, amanhã, do novo salário mínimo, será um duelo entre a base política do governo Dilma e a frente sindicalista CUT-Frente Sindical e Nova Frente.

• DUELO II.
Nesse duelo, a Presidente exibe duas armas: diminuir em 0,5% o IR, e negar vagas no 2º escalão. Mas há o risco de “racha” no apoio sindicalista ao governo.

• EFICIÊNCIA.
Notável a performance da CEF-CE, a campeã nacional em captação de poupança-2010, alcançando R$ 131 bi (33%) a mais que em 2009.

• PRESENÇAS
Os deputados Artur Bruno (PT) e André Figueiredo (PDT) compareceram à reunião, na sede do Sindiban, dos sindicalistas em defesa do salário mínimo de R$ 580.

• DEFESA.
Hoje, na Câmara dos Deputados, debate de MP propondo a criação de Fundo Especial para ajudar estudantes do ensino superior inadimplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário