Contato

Dilma e Obama debaterão igualdade de gênero durante encontro


A presidente brasileira, Dilma Rousseff, e o chefe de Estados americano, Barack Obama, incluirão assuntos relativos à promoção da igualdade de gênero em seu encontro em março, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais. “A ideia é fortalecer e ampliar a cooperação na área da mulher”, disse à agência Efe um porta-voz oficial após uma reunião em Brasília entre a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres brasileiras, Iriny Lopes, e a embaixadora especial para assuntos da mulher americana, Melanne Verveer.

A funcionária americana - a terceira autoridade do governo de Obama que visita o Brasil neste ano - chegou ao país com o objetivo de fortalecer a troca de experiências em assuntos relativos à mulher e à igualdade de gênero. Anteriormente, estiveram no Brasil o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o secretário de Estado adjunto para assuntos econômicos, energéticos e comerciais, José Fernández, que também trataram de temas que serão discutidos por Dilma e Obama.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny e Melanne decidiram na quinta-feira ampliar um memorando de entendimento assinado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e pelo ex-chanceler brasileiro Celso Amorim em março de 2010, a fim de fortalecer a cooperação bilateral na área das mulheres. Essa nova cooperação resultará em uma maior troca de informações com o objetivo de “eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar uma igualdade plena de gênero”, informou a secretaria em comunicado.

Além disso, Melanne ofereceu dez bolsas de estudos para pós-graduação em universidades americanas a jovens pesquisadoras brasileiras dedicadas às áreas de engenharia, matemática, física e informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário