Samuel Araripe defende Ministro da Integração Nacional

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, teve uma grande atenção ao então governador em exercício, Domingos Filho, na semana passada em Brasília, quando apresentava a ele o problema da inundação do Crato, pelo transbordamento do canal do Granjeiro. Quem assegura é o prefeito do município, Samuel Araripe, que fez parte da comitiva.

Segundo ele, “é um verdadeiro absurdo qualquer avaliação contrária a essa, porque o Ministro tomou todas as providências que o quadro requer. Sem querer falar em nome, o Prefeito disse que uma pessoa do Ceará chegou atrasada na audiência e, por isso, não tomou conhecimento do que aconteceu durante os contatos do governador em exercício com o Ministro”.
O Ministro, conforme o Prefeito, pediu que a administração do Crato fizesse duas coisas: um projeto emergencial no sentido de conter os prejuízos e um projeto definitivo para resolver um problema secular que é a reconstrução do canal do Granjeiro. Disse ainda que consta do projeto a contenção das águas entre a serra do Araripe e a sede do município do Crato.

Custo
Ainda com relação à recuperação do canal do Granjeiro, o Prefeito disse que serão gastos recursos da ordem de R$ 50 milhões, porque a obra está totalmente destruída. O problema do canal, segundo ele, deve-se às administrações passadas que alteraram curso do rio Granjeiro, tirando todas as suas curvas e fazendo um reservatório reto que corta toda a cidade.

Conforme o gestor municipal, a capacidade do canal é a de escoar 30 metros cúbicos de água por segundo e no dia da chuva de mais de 200 milímetros de precipitação essa carga foi de 300 metros cúbicos por segundo. Por causa disso, a sede do município ficou quase toda inundada, do mesmo jeito muitos prédios e residências, dentre esses Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário