Infraero - Pinto Martins entra de vez na Copa do Mundo
soutofilho@oestadoce.com.br
Tudo indica que o diagnóstico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre os aeroportos brasileiros localizados nas cidades subsedes da Copa do Mundo de 2014, lançado no último mês de abril, será contrariado. Pelo menos, se depender do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Isso porque o documento dizia que 10 dos 13 aeroportos listados, inclusive o cearense, não ficariam prontos até o início do mundial.
Entretanto, em audiência pública realizada ontem, no auditório da Infraero, foi lançado o rascunho do edital de licitação das obras do Terminal de Passageiros do Pinto Martins.
O texto definitivo para a seleção dos consórcios, que serão responsáveis pela reforma e modernização do empreendimento, deverá sair em 15 dias úteis, contando a partir de ontem. No total, serão investidos cerca de R$ 279,5 milhões na ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e aumento do pátio de manobras de aeronaves. A previsão é de que as intervenções comecem no segundo semestre deste ano, fazendo com que a capacidade de atendimento seja expandido de 6,2 para 9 milhões de passageiros em outubro de 2013. Em 2016, prazo para o término da segunda fase da ampliação, a capacidade será de 14,2 milhões.
O superintendente do Aeroporto Pinto Martins, Wellington Santos, explicou que a primeira fase da obra prevê a ampliação do terminal para o lado leste e do pátio, onde serão construídas seis novas pontes de embarque de passageiros, expansão das salas de espera, saguão e aumento do número de balcões de check ins, que aumentarão de 32 para 80 até 2014. A segunda fase terá início após o período da Copa, prosseguindo até 2016, onde serão colocados mais três pontes de embarque e a ampliação do terminal para o lado oeste.
“Para termos uma ideia da dimensão da obra, o terminal, que hoje é utilizado como embarque e desembarque de passageiros domésticos e internacionais, será exclusivamente para passageiros internacionais. Com a reforma, o novo terminal será apenas para passageiros nacionais. Temos um planejamento que estabelece a primeira fase da obra, atendendo a demanda da Copa e apontando para o término no final de 2013”, salientou.
De acordo com o superintendente, apesar da magnitude das melhorias, as obras não afetarão as operações técnicas do aeroporto nem o atendimento aos passageiros. Segundo ele, apenas algumas interferências serão observadas na parte de acesso ao aeroporto. Ele explicou que nesta etapa da obra será construído um desvio para que os carros cheguem ao Pinto Martins para que seja terminada a via que dará viabilidade aos novos locais de check ins.
VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO
O secretário especial da Copa do Mundo de 2014 pelo Governo do Estado, Ferruccio Feitosa, relatou que o projeto traz uma verdadeira transformação do aeroporto de Fortaleza. De acordo com ele, as obras trarão mais conforto e segurança aos passageiros que desembarcarão na cidade para assistir ao mundial. Ele destacou que a apresentação do edital veio para contradizer o diagnóstico divulgado pelo Ipea, onde foi afirmado que Fortaleza não entregaria a ampliação antes do início da Copa.
“O projeto está muito bem consolidado. Percebemos que existe uma vontade enorme de deixar o Pinto Martins à altura dos grandes aeroportos do resto do mundo. Com certeza vamos ter um aeroporto que vai contribuir muito para que Fortaleza, em breve, esteja brigando para ser o maior destino turístico e de eventos do Brasil, já que teremos o Centro de Feiras e Eventos que será o mais moderno do País”, emendou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário