Opinião

Exploração sexual
No dia 18 de maio passado foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Data simbólica, pois esse combate é feito por muitas instituições, diuturnamente: Secretarias de governo, conselhos tutelares, conselhos estaduais e municipais, delegacias, Ministério Público, Poder Judiciário, ONG’s e Sociedade.

Pavorosas são as notícias de pais abusando sexualmente dos filhos ou de outra criança ou adolescente, de padrastos, tios, primos e até mesmo colegas da vizinhança ou de escola. Vivencio tais problemas constantemente.

Um dos casos mais revoltosos foi o de um adolescente que violentou o próprio primo de apenas quatro anos, com quem costumava brincar, fazendo sexo anal. Outro caso foi o de uma filha que descobriu seu verdadeiro pai já adolescente e por ele foi estuprada, vindo a engravidar e a abortar por duas vezes. O próprio pai lhe teria ministrado Citotec.

Muitas são as histórias. Muitos são os dramas vividos. Dramas que têm um fim, não necessariamente feliz. Dramas sem fim, que perduram por toda uma existência. Dramas que não cabem num processo ou mesmo nas estatísticas. Fico a imaginar aquilo que acontece e nunca chega ao conhecimento de quem quer que seja, exceto ao da vítima e de seu agressor.

Enquanto pensava nisso, li uma matéria noticiando o interesse do governo estadual de atrair turistas russos para que, ao invés de viajarem para as praias da Turquia no verão, viessem para o Ceará. Excelente ideia. Dinheiro. Rentabilidade. Lucros. Dividendos. Restaurantes cheios, hotéis e pousadas lotados, barracas de praia a pleno vapor, vendas...
O Ceará é um pólo turístico de grande potencial e deve ser explorado ao máximo. Isso é inconteste. Ninguém pode disso discordar, muito menos eu.

Todavia, ao se estimular o turismo, é importante que as autoridades responsáveis pensem numa maneira de atrair turistas que realmente “somem e multiplicam”, no bom sentido da coisa. Não importa a nacionalidade, mas sim o tipo de turista que se pretende atrair. Que tipo de turista se deseja: o solteiro que vem com um grupo de amigos ou um turista no melhor estilo família?
O Ceará tem de repensar a forma como atrairá mais turistas para as suas maravilhosas praias e cidades, de modo a que não aconteça o que aconteceu e ainda acontece: o turismo sexual.
Turismo sexual é andar na contramão do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Não temos o direito de repetir os erros do passado. De um passado nem tão distante assim.

Grecianny Cordeiro - Promotora de Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário