Acrísio Sena retoma articulação política e Câmara debate trânsito

O presidente Acrísio Sena (PT) compareceu ontem, ao primeiro dia de sessão ordinária, na Câmara Municipal. Rapidamente, ele ocupou a tribuna para agradecer a solidariedade recebida devido à morte do seu filho, no último sábado. Dimitri Sena faleceu vítima de acidente de trânsito. “Estou voltando aos trabalhos devagar, de cabeça erguida e tranquilo. É muito difícil, mas faz parte da vida”, disse o petista, acrescentando que “nesta ou na próxima semana” irá aos poucos retomar as articulações políticas. “Gostaria de agradecer a gratidão de todos que, neste momento difícil da perda de um ente querido, nos deram muita força. A vida não para. O tempo não para”, disse ainda abalado o parlamentar.

Ontem, porém, a situação do trânsito de Fortaleza foi o principal tema debatido pelos vereadores de Fortaleza. A oposição cobrou soluções para o reordenamento do fluxo viário, além de melhorias para o transporte coletivo. O vereador Iraguassu Teixeira (PDT) reclamou do trânsito caótico e solicitou posicionamento da Casa na cobrança à Prefeitura sobre providências “urgentes” a serem adotadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Iraguassu explicou que o órgão possui um papel educativo, mas, segundo ele, parece ter esquecido suas funções. Isso porque, conforme o pedetista, a figura dos agentes de trânsito desapareceu. Apenas, serve de propagador de multas.

Já o líder da oposição, vereador Plácido Filho (PDT), voltou a criticar o transporte público. Antes do recesso, o parlamentar apresentou um relatório apontando a falta de estrutura e acessibilidade dos terminais da Capital. Desta vez, ele apelou para uma fiscalização mais rigorosa contra as repentinas reduções na frota, além das filas e paradas de ônibus. Plácido destacou ainda as iniciativas apresentadas pelo presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Ademar Gondim, sobretudo na organização das filas, mas, segundo ele, ainda é impossível o usuário não burlar as ações diante dos constantes atrasos dos coletivos. O vereador afirmou também está iniciando um relatório sobre o setor da saúde do Município.

DEFESA
Para o líder da Prefeitura na Casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), a sensação do governo é de missão cumprida, referindo-se às ações preventivas do Executivo em decorrência da quadra chuvosa. Ronivaldo disse ainda que setores contrariados da política insistem em transformar os buracos no maior problema da cidade. Segundo ele, o relatório do Transporte, elaborado por Plácido, é “bem recebido” pela gestão. Porém, destacou que diferente de governos anteriores, a atual gestão “se orgulha” por inverter prioridades.
O vereador Ciro Albuquerque (PTC), porém, contestou. Segundo ele, os buracos são administrativos, como na educação, transporte público, onde as pessoas não têm acesso aos profissionais e nem aos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário