O campus avançado de Caucaia – que faz parte da segunda fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – atenderá à demanda de mão-de-obra especializada para acolher a necessidade do complexo industrial do porto do Pecém por meio da oferta de cursos de nível técnico em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica. Na estrutura de campus avançado, Caucaia é administrado pelo campus de Maracanaú do IFCE.
O terreno tem uma área total de 4,7 hectares, com previsão de edificação em um hectare, que contempla 4 salas de aulas, 7 laboratórios, sala de videoconferência, biblioteca, sala de professores, auditório e quadra poliesportiva com vestiários feminino e masculino, com investimentos na ordem de R$ 2,9 milhões. Iniciarão, já no semestre que vem, os cursos técnicos de Eletreletrônica (instrumentação) e de Metalurgia (mecânico montador). O curso técnico em Petroquímica iniciará em 2012.2.
Inaugurada no dia 29 de novembro de 2010, pelo então presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, de forma virtual e simultaneamente com outros Institutos Federais do Brasil, a nova unidade teve sua primeira aula em 1º de agosto, dirigida a 400 estudantes da rede municipal que participam do pró-técnico, curso que visa preparar jovens interessados em ingressar na formação técnica e tecnológica.
Terceira fase
A expansão dos institutos federais já está em sua terceira fase, com anúncio feito, esse mês, pela presidenta Dilma Roussef. A ampliação contemplou o Ceará com mais seis unidades dos IFs, que serão instaladas nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru. Com isso, o Estado chega a 29 unidades do IFCE. Mais informações sobre os cursos de Caucaia devem ser obtidas por meio do telefone (85) 3878-6309.
Nenhum comentário:
Postar um comentário