Copa 2014 - Deputado cobra agilidade do governo federal

Enquanto alguns projetos para Copa de Mundo de 2014 avançam, como é o caso do Castelão, outros ainda não saíram do papel
Enquanto alguns projetos para Copa de Mundo de 2014 avançam, como é o caso do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, conhecido Castelão, outros ainda não saíram do papel. Em entrevista ao jornal O Estado, o deputado federal Eudes Xavier (PT) disse ontem, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, que o governo federal tem sua parcela de “culpa” pelo atraso de algumas obras estruturais em andamento no Ceará, sobretudo visando o Mundial de 2014 devido à liberação de recursos.

Xavier adiantou que, juntamente com a bancada cearense, buscará intervir para solucionar os atrasos. “Embora sendo da base aliada do governo, precisamos ter uma atuação forte e persistente para que essas obras de infraestrutura não atrasem tanto”, citou o petista, acrescentando que, apesar do governo Dilma Rousseff apontar preocupação em realizar as obras necessárias a tempo, é necessário ser cobrado para que os recursos possam ser liberados com rapidez.

Ele observou que, no primeiro semestre, o Executivo não desenvolveu o necessário em prol das obras. Agora, no segundo semestre, as ações do Ceará têm que ser prioridades e, por isso deve agilizar a liberação das verbas. Segundo ele, a bancada federal está empenhada em torno das cobranças em Brasília. “Iremos receber a Copa do Mundo, que é o maior evento esportivo do mundo, e, por isso, o Brasil tem que está preparado em matéria de obra”, alerta. Isso porque, de acordo com ele, o evento trará investimentos, além de emprego e renda ao país.

VARAS DE TRABALHO
Xavier também prometeu agilizar o parecer sobre a criação de novas Varas do Trabalho para o Estado. Ele foi escolhido relator da matéria. O projeto prevê a instalação de novas unidades em Camocim, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati e Eusébio.

Fórum prepara Guia da Copa Segura para orientar cidades-sede
As prefeituras das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 vão receber um guia contendo sugestões de projetos de segurança pública para ajudá-las na preparação para o evento esportivo. É o Guia da Copa Segura, documento que será elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que deverá ficar pronto até o final do ano. Segundo o secretário executivo do fórum, Renato Sérgio de Lima, além das experiências de outros países, serão utilizados exemplos de sucesso do Brasil em eventos nacionais. “O Brasil tem larga experiência em organizar eventos de grande porte, como o carnaval, a festa de Parintins e as festas juninas no Nordeste. Todas essas atividades exigem um planejamento muito acentuado das polícias. O nosso objetivo é traduzir como tudo isso pode se transformar [em ações] para uma Copa do Mundo”, afirmou o secretário, ao participar, ontem, do 4º Fórum sobre Segurança Cidadã, evento realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento termina hoje, no Rio de Janeiro. “Esses temas serão abordados para melhorar não só a segurança, mas também as condições de vida das populações das cidades-sede, conectando segurança e desenvolvimento, para que seja um legado”, acrescentou Lima. (com informações de Tarcísio Colares)


0

Nenhum comentário:

Postar um comentário