Descaso - Vereador denuncia fechamento de pediatria

O vereador Dr. Ciro (PTC), que faz oposição à administração municipal, elevou o tom, ontem, durante sessão plenária na Câmara Municipal de Fortaleza contra o fechamento do setor de pediatria do Frotinha de Antônio Bezerra. Ciro, inclusive, mandou um recado para a prefeita Luizianne Lins (PT): “olhe Luizianne, vou fazer um levante [mobilização] com a população”. De acordo com o parlamentar, existe uma “orquestração” para fechar a unidade pediátrica. Atualmente, segundo ele, não existe mais urgência infantil e, agora, querem transferir o atendimento ambulatorial para o Gonzaguinha da Barra do Ceará. O vereador lamentou que, em vez de melhorar a imagem com propagandas abusivas, a prefeita não conclua as reforma iniciadas nas unidades hospitalares. “Não vou me calar e vou mobilizar a população para evitar o fechamento daquela unidade”, salientou.

Outro assunto questionado pelo petecista foi os Conselhos Tutelares. Ele denunciou que o mandato dos conselheiros tutelares, desde março, já esgotou e ainda não foi votado o projeto que prorroga a permanência no cargo. Com isso, o vereador quer saber quem esta rubricando os vencimentos pagos a estes servidores. Para ele, isso significa uma “falta de planejamento e irresponsabilidade” da atual gestão. Ciro informou ainda que irá requerer informação da Prefeitura, de como estão sendo pagos estes salários. Corroborando com a cobrança, Vitor Valim (sem partido) sugeriu uma investigação no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e apoio em Gestão em Saúde (IDGS). Segundo ele, o órgão estaria pagando, além de funcionário, o conserto de gerador. Somente, este ano, segundo Valim, já foram gastos mais de R$ 128 mi.

DEFESA
Em defesa, o líder da Prefeitura na Casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), afirmou que a Prefeitura tem encontrado dificuldade para contratar médicos especializados em pediatria. Segundo ele, talvez sejam estes os motivos para o fechamento da unidade. Sobre as reclamações dos Conselhos, Ronivaldo explicou que, por orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), as eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares serão unificadas e no final do ano, o que, conforme o petista, fez a Prefeitura se adequar à recomendação. “Ela [prefeita] não está escolhendo quem quer remunerar. Apenas, alinhamos o calendário”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário