Entidades de Maranguape unem-se
para promover doação de sangue
Uma equipe de 20 profissionais do Hemoce - Centro de Hematologia e Homoterapia do Ceará - estará no dia 11 próximo - Dia do Estudante - das 8 da manhã às 16 horas no Colégio São José, no Parque Santa Fé, em Maranguape, com o objetivo de fazer coleta de sangue no Dia do Estudante. Trata-se de uma campanha de cunho filantrópico que "tomamos a iniciativa de arregimentar com outras entidades maranguapenses, com vistas a obter mais sangue para o Hemoce, dentro da "Caravana da Solidariedade", disse à imprensa, o Coordenador Geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Maranguape, IDEMA, economista Narcélio Gomes de Matos Mota.
Participam do movimento, além do IDEMA, as seguintes entidades filantrópicas: Lions Clube, Fundação Educacional Edite Nunes Costa e a União Mranguapense dos Estudantes. A previsão é de que o Hemoce obtenha um máximo de 200 bolsas de sangue no Dia do Estudante naquela cidade. Uma comissão representativa das entidades patrocinadoras estará por toda a semana visitando os colégios da rede pública e privada, inclusive, as de nível superior, com vista a sensibilizar os estudantes a fazerem as doações.
Pela nova legislação, já em vigor, quem completou 16 anos de idade poderá doar, desde que haja consentimento, dos pais ou do responsável pelo menor. Anteriormente, a lei somente pemitia doação de pessoas, de ambos os sexos, situado na faixa etária de 18 (completo) aos 60 anos de idade. Agora, a partir dos 16 aos e até aos 65 anos, qualquer pessoa poderá doar sangue. Há, porém, necessidade de autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis, daqueles que estejam na faixa etária entre 16 aos 18 anos incompletos. Exige-se, também, dos doadores que estejam em pleno gozo de suas condições físicas de saúde e não tenham sido acometidos de doença graves como hepatite e outras que possam colocar em risco a saúde de si próprio e/ou dos receptores do plasma. Doar sangue é doar vida, é ato de amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário