Eleição 2012 já trava projetos para a Copa

Por João Ferreira
Editor de Economia
Enviado a São Paulo

À medida em que a Copa de 2014 aproxima-se, alguns projetos essenciais vão ficando pelo meio do caminho. Um deles - de grande relevância - é a mobilidade urbana, que já sofre os efeitos das eleições municipais do próximo ano. O alerta foi dado ontem pelo gerente de Novas Tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion, durante a abertura do IBM Forum 2011, no Transamérica Expo Center. O evento, que aborda o tema “Inovação que faz a diferença”, discute como a tecnologia poderá melhorar a vida dos cidadãos, beneficiar a sociedade e desenvolver os negócios das empresas nos próximos anos.

De acordo com Taurion, a tecnologia é um componente que integra ações para tornar uma cidade mais conectada, “mais inteligente”, do ponto de vista da gestão pública. “A mobilidade urbana não pode ser vista apenas como um projeto para a Copa 2014, pois ela será muito curta. Os governantes têm que pensar no legado que vai ficar para a comunidade no futuro. Daí, a necessidade da realização de esforços para que isso seja uma coisa duradoura”, destacou.

No caso específico de Fortaleza, Taurion informou que a IBM Brasil já realizou as primeiras negociações, no âmbito do Governo do Estado e da Prefeitura, mas as eleições na Capital cearense, no próximo ano, têm travado o avanço desse processo. “O atual quadro político na cidade tem contribuído para barrar os contatos e pode ser prejudicial para quem vai tocar essas ações após o período eleitoral”, ressalta.

GARGALOS
Para o representante da IBM Brasil, os projetos de inovação tecnológica não podem ser feitos apenas por uma empresa,em razão de sua abrangência. A IBM oferece suas tecnologias, mas sempre em parceria com outras empresas do setor. Ele avalia que a Copa é um evento privado da Fifa, mas envolve os governos federal, estaduais e municipais. No que diz respeito à infraestrutura aeroportuária a responsabilidade é do Governo Federal, mas o item hotelaria, por exemplo, é assunto da iniciativa privada e, neste caso, Fortaleza já tem gargalo.

CENTENÁRIO
Ao abrir o IBM Forum 2011, o presidente da companhia, Ricardo Pelegrini, afirmou que 2011 marca os 100 anos da IBM. “Podemos começar a escrever os próximos 100 anos. Estamos bem preparados, com cinco mil patentes, mais de três mil cientistas e mais de 400 ibeemistas em torno do mundo. O Brasil tem, hoje, um potencial muito bom e estamos apostando nessa promissora oportunidade, pois queremos contribuir para a construção de um planeta inteligente”, disse.
O Fórum teve prosseguimento durante todo o dia, com palestras e painéis abordando temas como: o centenário da IBM e as transformações e inovações realizadas pela companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário