Escola de Iguatu beneficiada com programa “Um Computador por Aluno”

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Holanda Montenegro, na Vila Alencar, em Iguatu (Região Centro-Sul), ganha, nesta sexta-feira, às 19 horas, o Programa “Um Computador por Aluno (UCA). O estabelecimento, que tem 14 professores e 223 alunos, passou por várias mudanças para receber o programa como reformas na rede elétrica, contratação de serviço de segurança 24 horas, troca de mobiliário, disponibilidade de serviço de internet banda larga, reforma para adaptação da sala forte com os armários para carregar os laptops e ar condicionado, além de outras melhorias.

Desde o início do ano letivo de 2011, os docentes desenvolvem algumas estratégias que possibilitam o uso contínuo dos laptops como ferramenta pedagógica, destacando-se a criação de blogs para cada disciplina, nos quais postam suas aulas e passam a ministrá-las utilizando o computador portátil como principal apoio.

O Programa UCA é uma ação do governo brasileiro que tem como finalidade promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas do país, dando oportunidade de utilização das tecnologias digitais a partir de inserção delaptops educacionais tipo Classmate nas salas de aula.

Programa no Ceará

No Ceará, o programa é coordenado pelo Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregado pelo Ministério da Educação para implantação do programa em nove escolas do Estado, como também pela formação das equipes das Universidades responsáveis pelo Programa no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, sob a coordenação geral e pedagógica dos respectivos professores: Mauro Cavalcante Pequeno e José Aires de Castro Filho. Além disso, também coordena as atividades com o laptop educacional do tipo XO de uma escola municipal da cidade de Maracanaú-CE.

(Com UFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário