O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, já está recebendo pacientes no seu setor de emergência. A informação é do secretário estadual da saúde, Arruda Bastos, acrescentando que a unidade está completa e com 296 leitos. Segundo ele, é o primeiro hospital do Nordeste a implantar um sistema de classificação de risco no setor de urgência e emergência.
Observa que os pacientes ao chegarem ao hospital são imediatamente classificados para pegar esses setores. Se forem considerados com risco iminente de morte recebem sinalização vermelha para atendimento imediato. Se a classificação for laranja os pacientes podem ser atendidos em até dez minutos e considerado também caso prioritário. Se a classificação for amarela, sem risco de morte, os pacientes serão atendidos no máximo em 60 minutos. Se a sinalização for verde o paciente é atendido em 120 minutos e se a faixa for azul o paciente é atendido em 240 minutos.
Atenção especial
Com esse procedimento, segundo o secretário, o hospital vai dar atenção especial àqueles casos realmente urgentes. Desse modo, disse ainda, o hospital não vai sofrer as dificuldades que existem em Fortaleza, nas urgências e emergências, principalmente no IJF e HGF, que às vezes estão repletas de pacientes que poderiam ter atendimento em um posto de saúde.
Sobre o caso da dengue no Estado, disse que ela está há três meses sem aumento de casos, mas isso não implica deixar de combater o mosquito que é o transmissor da doença. Bastos foi a Brasília participar de reunião no Congresso Nacional para pressionar os deputados para a regulamentação da emenda constitucional 29 que amplia recursos para a Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário