Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de resolução nº 0014/11, que cria a Medalha Wanda Sidou de luta pela anistia, uma homenagem póstuma à advogada Wanda, destaque na defesa dos direitos humanos às vítimas da ditadura militar. Proposta pelo vereador Acrísio Sena (PT), a Medalha prestigiará personalidades por suas ações e serviços na defesa da democracia no Brasil.
A Medalha deverá ser entregue, em sessão solene na Câmara, no Dia Municipal da Anistia, comemorado aos 28 de agosto. O projeto encontra-se na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara, aguardando designar relator.
Ao propôr a homenagem, Acrísio Sena, destaca a atuação da advogada Wanda Sidou na defesa dos presos político durante a ditadura militar. “Ela e outros advogados tiveram a coragem de enfrentar o regime militar, sem nenhum temor, em defesa dos seus ideais e convicções políticas”, justificou na ementa da matéria.
Wanda Rita Othon Sidou faleceu em 1993, deixando uma história de trabalho em prol da democracia no país. A sua atuação renderam várias homenagens in memorian, dentre elas, a criação da Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou, que acompanha os processos de pedido de indenização de vítimas da ditadura entre os períodos de 2 de setembro de 1961 à 15 de agosto de 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário