Com a presença de políticos de vários partidos (PSC, PTC, PR, PRTB, PC do B) o novo Diretório Municipal do Partido Progressita, PP, em Fortaleza, que tem na presidência o vereador Jaime Cavalcante, tomou posse nesta noite (dia 25) no auditório do Hotel Amuarama, decidido a lançar candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. Todos os oradores foram unânimes em defender a candidatura própria e já pensam em montar um programa de governo a ser defendido pelo pretenso candidato. O filiado Chagas Barreto, segundo orador a falar lançou seu nome à consideração dos seus pares para ser o candidato a prefeito.
O deputado federal Padre José Linhares, Presidente Regional deu posse aos novos integrantes do Diretório que ficou constituido por: Jaime Cavacante, Presidente; Waldomiro Lopes Trindade, Vice-presidente; Francisco Régis Cavalcante Dias, 2º Vice-presidente; José Maria de Araújo, Secretário Geral; Luiz Guimarães Neto, 1º Tesoureiro; Mércia Maria Nogueira, 1ª Secretária e Luis Sérgio Sousa Santos, vogal. Por propositura do vereador Casimiro Neto, secundado pelo Presidente Regional foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-secretário geral do partido, Gonzaga Vale este ano e que "muito contribuiu para o engradecimento da agremiação".
Mesa - A mesa dos trabalhos ficou formada pelos presidentes Padre José Linhares e Jaime Cavalcante e dos vereadores Marcelo Mendes, Adelmo Martins, Casimiro Neto todos de partidos distintos mas que foram levar o apoio a Jaime que "muito irá contribuir para o fortalecimento do PP em Fortaleza". Mendes do PTC foi o primeiro a falar e disse da "capacidade de Jaime como parlamentar e bom articulador". Destacou o fato de que "o Brasil é um dos poucos países que instituiu eleição em dois turnos, daí porque além de fortalecer a democracia, leva a que as pequenas agremiações tenham condições de chegar ao segundo turno das eleições majoritárias, ainda que indiretamente, pois, se o nosso candidato não passar para o segundo turno, o partido poderá coligar-se com um dos dois candidatos eleitos para o segundo escrutínio, optando-se assim pelo o que vier abraçar as propostas que foram defendidas pelo nosso candidato".
Waldomiro Lopes ao falar comparou a luta dos candidatos ao jogador de futebol. Estes, disse ele, quando chegam ao poder e "passam a ganhar bem em sua primeira entrevista dizem desejar comprar uma casa para o seu pai ou mãe", enquanto "nòs como candidatos queremos levar mais beneses à população como saúde, educação e moradia"
Mulheres - O vereador Adelmo Martins do PR em sua fala enveredou pela questão da reforma política mostrando as dificuldades porque os presidentes de partidos têem em fazer cumprir a lei no tocante apresentar, obrigatoriamente, 30% de candidados do total da chapa, seja a vereador, deputados estadual ou federal, do sexo feminino", E arrebatou: "no Brasil a mulher, em sua maioria, ainda não está voltada a querer participar ativamente, como postulante a cargos eletivos por achar que a questão política lhe tomará muito tempo e por desconhecer a importância dessa participação.. Destacou em seguinda a "honradez e caráter" do Padre José Linhares que com quase 40 anos vida "pública nucna viu seu nome envolvido em denúncia ou ações venham macular sua trajetória de vida como parlamentar, como cidadão".
Chagas Barreto, ex-suplente de Senador lançou-se candidato a prefeito o que foi rebatido por Jaime Cavalcante de que "o processo está em discussão e qualquer filiado poderá lançar seu nome". Jaime citou os nomes de Regis Dias, po seu próprio e outros como opções do partido para sair uma candidatura de consenso.
O secretário geral do PRTB em Fortaleza, Luiz Cláudio defendeu um fórum sobre os problemas da cidade com todos os pretensos candidatos de todos os paridos ditos nanicos e "não deixar que a sucessão da prefeita Luizianne Lins fique restrita a confabulações de apenas dois personagens da política cearense: ela própria e o governador Cid Gomes." Sua idéia, aplaudida pelos presentes e referendada pelo deputado Padre Zé Linhares que finalizou a solenidade é que seja feito um fórum entre todos os candidatos de partidos pequenos", Padre Zé deu ênfase à proposta de levar adiante o clamor de candidatura própria a prefeitura no PP como é desejo dos filiados.
Jaime Cavalcante aproveitou o ensejo para levar vários jovens a filiar-se ao partido, Uma das filiações mais festejadas foi a do filho do empresário do ramo de fotossensores ex-presidente do CIC, Francisco Baltazar Neto. Ele, segundo informou Jaime "deverá figurar na lista de pretensos candidaqtos a vereador nas eleições do próximo ano ao lado de outros jovens universitários".
Nenhum comentário:
Postar um comentário