Paris reabre praia artificial ao longo do rio Sena

Paris reinaugurou sua já tradicional praia ao longo dos píeres do rio Sena, com um quilômetro de comprimento --desde o museu do Louvre até o canal Saint-Martin.

Cerca de 5.000 toneladas de areia foram transportadas em navio para alegrar o verão dos parisienses e turistas que gostam de tomar sol perto do rio, apesar de a semana estar chuvosa na cidade, sem perspectivas de que as temperaturas aumentem nos próximos dias.

Até 21 de agosto, os interessados poderão desfrutar das sombrinhas e cadeiras dispostas às margens do rio, assim como das múltiplas atrações, como shows ao ar livre, aulas de esportes aquáticos, entre outras.

Redes de vôlei de praia e uma piscina com ondas artificiais são outras das atrações para os parienses e turistas que estiverem na capital francesa.

Remy de la Mauviniere/Associated Press
Parisienses e turistas aproveitam praia artificial junto ao rio Sena
Parisienses e turistas aproveitam praia artificial junto ao rio Sena

OPÇÃO "CASEIRA"

A iniciativa, realizada pela primeira vez em 2002, pretende proporcionar lazer gratuito aos milhões de habitantes de Paris que neste ano não poderão viajar nas férias por causa da crise econômica, explicou o prefeito da cidade, Bertrand Delanoë.

Cerca de 45% dos franceses não viajará neste ano durante as férias escolares, disse o responsável pela iniciativa, Stéphane Chave, que ressaltou que a praia "responde a essa demanda tão particular".

O projeto, batizado como "Paris Plage", foi copiado por várias cidades, como Roma, Nova York e Tóquio, assegurou Chave, que entende que este fato demonstra que "atendeu-se a uma necessidade" e que não se trata de uma "moda passageira".

Até mesmo moradores de cidades da Côte d'Azur (litoral sul da França) foram aproveitar a praia artificial, ressaltou o prefeito.






















Remy de la Mauviniere/Associated Press



Parisienses e turistas observam grupo montar castelos de areia enquanto aproveitam praia artificial
Parisienses e turistas observam grupo montar castelos de areia enquanto aproveitam praia artificial
Vou contar uma história para você aí. Numa dessas tantas viagens à Europa, estava em Paris.Fazia um belíssimo domingo de sol, também no verão europeu. Máquina fotográfica à mão, desci do hotel pro metrô e do metrô pro Bateau Mouche e fui dar um passeio pelo Sena, espairecer as idéias. Lá pras tantas, mais ou menos na altura da Ponte Neuf, alguém chamou minha atenção para um grupo de umas cinco pessoas deitadas nessa mesma praia artificial que cê viu acima. Eram cinco homens, ou parecia ser isso, todos nus, com as bundas pra cima, tomando sol na zona do agrião, lá deles. Fotografei, claro. Não sei onde andam os diabos dessas imagens. Um dia acharei e mostrarei a cena. Não é bonita, não, mas é engraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário