Até o final do ano, o distrito de Pecém vai receber água do Açude Castanhão, através do Canal da Integração, conhecido como Eixão. A previsão é do secretário de Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, que foi a Brasília para representar o governador Cid Gomes em uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para discutir sobre a transposição das águas do Rio São Francisco.
Falando sobre o Eixão, disse que a obra está construída até Fortaleza, correspondendo a quatro trechos, sendo que o quinto trecho, da Capital ao Pecém, já está 75 % das obras realizadas. “Eu acredito tranquilamente que até o final do ano, no máximo no começo de 2012, o Pecém estará recebendo água do Açude Castanho para abastecer todos os projetos que estão programados ali.” - reforça.
Em Brasília, o secretário foi participar também de reunião do Conselho de Administração do Projeto São Francisco, ou seja, a transposição das águas. Da reunião, participam quatro ministérios e representantes de quatro estados, ele representa o Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Vai ser analisado como é que esses estados, que são receptores, vão receber as águas do Rio São Francisco.
Cinturão das Águas
O secretário informou que o Projeto do Cinturão das Águas está concluído e vai ser entregue hoje ao Ministério da Integração Nacional para liberar o processo licitatório, referente ao primeiro trecho. O projeto todo tem o custo de R$ 1,5 bilhão. O primeiro trecho sai de Jati e vai até Nova Olinda. Acrescenta que a partir do último município, o “cinturão” vai incluir o Açude Orós.
César Pinheiro explica que o Cinturão das Águas tem a função de ligar todas as bacias do Estado. “Com esse projeto, nós vamos levar água para todos os rios existentes em todas as bacias”, explica. Depois de pronta a obra, possivelmente ainda no governo Cid Gomes, o Ceará, segundo o secretário, não terá mais problema de abastecimento d`água em todos os recantos do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário