Roberto Cláudio defende mobilização da sociedade em torno da Copa 2014

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), destacou a importância do Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa de 2014 (CapCopa) para mobilizar a sociedade em torno do evento. Ele conduziu, na tarde desta quinta-feira (18/08), a primeira reunião do CapCopa, que teve como tema a infraestrutura para o Mundial.

O presidente do CapCopa, deputado Danniel Oliveira (PMDB), afirmou que o papel do Comitê é abrir um canal de diálogo com a sociedade e fomentar discussões sobre a preparação de Fortaleza para a Copa. “Vamos mostrar como está o andamento e o cronograma das obras”, disse o parlamentar, que propôs ainda uma visita do comitê às obras do Castelão.

O secretario Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, elogiou a iniciativa da Assembleia e ressaltou que a função do Comitê não é apenas de fiscalizar, mas também colaborar. “A Copa não é do Governo, mas de todos os cearenses”, afirmou Ferruccio, frisando que as obras de Fortaleza estão bem mais adiantadas que nas outras capitais que vão sediar jogos do Mundial.

Ferruccio falou também sobre a implantação de linhas de veículo leve sobre trilhos (VLT) e a construção de duas novas estações do Metrofor e citou outros projetos do Estado, como a construção do Aeroporto de Aracati, e o Centro de Eventos. O secretário mostrou detalhes sobre a reforma do Castelão e garantiu: “Até o final deste ano teremos 50% da obra pronta e a conclusão será até dezembro de 2012”.

O coordenador de projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Accioly, falou sobre projetos de mobilidade urbana que serão implantados pela prefeitura. Dentre eles, a construção de túneis e viadutos na Via Expressa e nas avenidas Raul Barbosa e Dedé Brasil, além do alargamento de vias próximas ao Castelão e outras obras, como os corredores exclusivos para ônibus.

Técnicos da Infraero e da Companhia das Docas apresentaram os projetos de ampliação do Aeroporto Pinto Martins e a construção do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe.

Também participaram da reunião os deputados Sérgio Aguiar (PSB), Lula Morais (PCdoB), Roberto Mesquita (PV) e Júlio César Filho (PTN); os vereadores Leonelzinho Alencar e Iraguassu Teixeira; representantes dos triibunais de Contas da União, do Estado e dos Municípios; do Tribunal de Justiça; da Central Única das Favelas (CUFA/CE); do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/CE), entre outros.

O CapCopa reúne 37 entidades, e tem como proposta mobilizar o maior número de entidades do movimento popular, sindicatos e órgãos da defesa dos direitos da sociedade e controle do orçamento público, no processo de acompanhamento e monitoramento das ações relativas ao Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário