Sem defesa - Nelson Jobim demitido; Celso Amorim assumirá

A presidente Dilma Rousseff convidou o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a assumir a pasta da Defesa. Amorim aceitou, mas a posse ainda não foi marcada. Em uma rápida reunião na noite desta quinta-feira, Nelson Jobim entregou sua carta de demissão. Ele cancelou a participação em evento da Defesa na tarde de quinta-feira e antecipou a volta de Tabatinga (AM) a Brasília para encontrar-se com Dilma.

A presidente conversou por telefone com Jobim e disse a ele que, diante da polêmica criada por suas declarações, a única saída era ele pedir demissão. Do contrário, teria afirmado Dilma, não lhe restaria outra opção a não ser ela mesma demiti-lo. O ministro tem feito declarações polêmicas e desagradado o governo. À revista “Piauí” ele disse que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) é “fraquinha” e que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) “sequer conhece Brasília”. Oex- ministro, no entanto, negou na tarde de ontem que tenha se referido de forma pejorativa ao trabalho das ministras.

POLÊMICAS
A situação do ministro já havia ficado insustentável nos últimos dias após a declaração de que votou em José Serra nas eleições de 2010. A revelação foi feita no programa “Poder e Política - Entrevista”, conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. Apesar disso, Dilma preferiu não tomar nenhuma atitude em meio a uma semana politicamente conturbada.

Jobim também causou constrangimento ao Planalto recentemente, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com “idiotas”, que “escrevem para o esquecimento”. Ele explicou ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.

O ex-ministro da Defesa considerou o governo Dilma “atrapalhado” pela maneira como, dois meses atrás, tratou da Lei de Acesso à Informação, promovendo vários recuos ao se posicionar sobre o sigilo dos documentos ultrassecretos - no final, a presidente optou por manter a proposta da Câmara, contrária ao sigilo eterno e permitindo que documentos ultrassecretos tenham sigilo de 25 anos renovado por apenas mais 25 anos. A outra proposta era favorável a renovar indefinidamente o sigilo.

Dilma ficou irritada com o fato de Jobim ter se encontrado na quarta-feira, 3, com ela e, na audiência, não ter falado sobre as críticas às ministras. Antes da audiência, no Planalto, a presidente havia recebido no Palácio da Alvorada, o assessor de Jobim, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoíno. Ele não falou com Dilma sobre a reportagem da “Piauí”. No início da noite de quarta, Jobim ligou para Ideli Salvatti, falou da reportagem e disse que as palavras dele estavam “fora de contexto”. Ideli foi até a presidente e fez o relato sobre o que ouvira de Jobim.

Para Lula, declarações de Jobim são incompreensíveis
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou nesta quinta-feira de incompreensível as declarações do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre suas colegas de gabinete Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). “Tem coisas que a gente não compreende”, disse Lula. “Por que falar de outros ministros? É tão mais fácil falar bem das pessoas, tão mais tranquilo”, seguiu.
O ex-ministro afirmou que suas declarações à revista “Piauí” foram tiradas de contexto. Dilma decidiu manter Jobim no cargo de ministro da Defesa por influência de Lula. Pesou a favor de Jobim seu reconhecimento no meio militar e seu trabalho para institucionalizar o Ministério da Defesa, criado há 12 anos. “Se o senhor não compreende imagina eu”, respondeu, ao lado de Lula, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Mal comparando
Lula e Jobim participaram na quinta de um fórum de investimentos Brasil-Colômbia promovido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O ex-presidente comparou Nelson Jobim com Pelé jogando mal numa equipe: “O ministro Jobim é o homem que tem conduzido o Ministério da Defesa com muita grandeza. Um trabalho excepcional. O programa estratégico de defesa é muito importante. Mas se até o Pelé não estiver jogando bem, o técnico tira...”
E continuou: “De qualquer forma, é ela quem vai conversar com ele. Dois gaúchos se entendem. Ou não se entendem”. Lula contou que anteontem houve uma reunião entre Dilma e Jobim, com resultado positivo. “Ela teve uma conversa, que eu fui informado, que foi boa ontem com ele. Ele estava satisfeito, ela estava satisfeita”, disse.

Penso eu - Por favor leiam a cbeca da culuna de hoje do deste blog. Foi escrita ontem as duas horas da tarde antes do meu embarque aqui para os Estados Unidos. O blog sabia o que estava acontecendo. E deu no que deu.

Obrigado pro acreditar no que aqui se diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário