SUS é o responsável pela dívida da Santa Casa de Sobral


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem uma dívida acumulada de R$ 6 milhões e isso é fruto principalmente do SUS (Serviço Único de Saúde), que não tem dado cobertura a grande parte dos procedimentos ali executados em favor de pessoas carentes. O alerta é do bispo do município, Dom Odelir José Magri.

O bispo informou que está realizando um levantamento mais profundo para atestar esses números e as demais necessidades para logo a seguir traçar planejamento para tentar resolver a questão que acha muito séria, mas com possível solução através de novos convênios que ainda vai bolar para tentar colocar em prática.

“Os recursos na Santa Casa de Sobral estão escassos e é preciso ser formados novos convênios, principalmente na área federal e principalmente na estadual para ver se será possível surgir certo equilíbrio”, pondera. Observou que o Hospital do Coração situado ali está equilibrado e, por isso, pode dar uma ajuda.

Situação delicada
Disse que a Santa Casa atende pelo SUS cerca de 80 % de seus clientes, mas como o sistema não cobre as despesas é o maior culpado do acúmulo dessa dívida. “A situação financeira na Santa Casa de Sobral é muito séria, mas esse é um desafio que nós temos que enfrentar, porque ela atende a quase totalidade dos doentes da Zona Norte”, explica.

Ele observou que quando o Hospital Regional de Sobral ficar pronto, lá para o fim do ano, vai dar um alívio à Santa e que, por isso, ela vai começar a equilibrar a sua dívida. Magri viajou a Brasília para participar de encontro dos novos bispos que a CNBB Nacional organiza para discutir as necessidades das dioceses, no caso dele, a de Sobral.

Penso eu - Quando o Padre Jose LInhares era diretor da Santa Casa de Sobral, havia voz pra demover o SUS das traquinagens que faz. E por acaso a saude de Sobral nao estaria municipalizada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário