Tragedia anunciada

Vereadores voltam a criticar fechamento de unidade pediátrica
Tamanho do texto: A A A A

Veja também

Denúncia - Teo Menezes: "Não sou homem de falcatruas" VERSÃO IMPRESSO Falhas no projeto do Plano Diretor são discutidas na CMF Twitter do governador Cid Gomes é invadido por hackers

A sessão de ontem da Câmara Municipal de Fortaleza foi marcada, novamente, por crítica à gestão de Luizianne Lins (PT). Mais uma vez a oposição falou em inversão de prioridades e cobrou repostas do Executivo. O vereador Ciro Albuquerque (PTC), pelo segundo dia consecutivo, utilizou a tribuna para denunciar o fechamento de unidades pediátricas, desta vez, no Frotinha de Messejana. Na última quarta-feira, ele reclamou do fechamento da pediatria do Hospital Distrital Evandro Aires de Moura, chamado de Frotinha de Antônio Bezerra.

Segundo ele, os leitos tinham sido desativados e caminhavam para o fim dos atendimentos. Porém, segundo ele, após a denúncia, os profissionais da unidade de Messejana o procuraram para relatar que problemas semelhantes estão ocorrendo naquele hospital.

Ele chamou atenção para uma “orquestração” da Prefeitura indicando que, uma delas estabelece a transformação de hospitais gerais em unidade menores, além realizar gastos “exagerados” com publicidade, ao invés de utilizar o recurso para “construção humana”, como concurso para profissionais da saúde e treinamento. “É lamentável que isso esteja acontecendo, mas não devemos ficar calados”, concluiu. O vereador protocolou ainda um requerimento solicitando informações acerca dos gastos com publicidade da gestão municipal.

Noutra ponta, o líder da oposição, Plácido Filho (PDT) afirmou que a ideia da Prefeitura é acabar com as pediatrias, assim como esqueceu os Centros Sociais Urbanos (CSUs). O líder do Governo, Ronivaldo Maia (PT), garantiu que a Prefeitura está redesenhando sua estrutura hospitalar. Ele explicou que a insuficiência de médicos tem agravado os problemas no setor pediátrico, o que, segundo ele, não significa dizer que as unidades estão sendo fechadas. O vereador disse que a Prefeitura convocou novos profissionais, apenas ainda não assumiram. E desafiou Ciro visitar a unidade hospitalar para constatar seu funcionamento. Já o vice-presidente da Casa, Adail Junior (PV), afirmou que o situação envolvendo o Frotinha de Messejana trata-se de um “projeto piloto” da Prefeitura, que, a partir de setembro deste ano, irá transferir a pediatria da unidade hospitalar para o Gonzaguinha.

ASSEMBLEIA
Na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Ferrer (PDT) lamentou a problemática no setor de pediatria do Hospital Frotinha de Antônio Bezerra. Para ele, isso denota que a gestão tem “falhas profundas”, haja vista que deixa o hospital cair numa tragédia.

Penso eu - Quem falou disso faz muito tempo foi o deputado Fernando Hugo. Ele visou que muito em breve ia faltar medico pediatra no Cear[a, n o Brasil e que as clinicas pediatras iriam fechar. Demoroupouco entre as denuncias de Fernando Hugo e a dura realidade da vida do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário