As micro e pequenas empresas formais representam 99% do total de empresas do Ceará, mas têm uma participação de somente 21% no valor total das compras efetuadas pelo Governo Federal. Para fomentar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais e mostrar as vantagens desse mercado, será realizado hoje (9), em Fortaleza, o workshop “Governo Compra – MPE vende: Aprenda a vender para o governo”. O evento é patrocinado pelo Sebrae no Ceará e será realizado pela empresa de consultoria empresarial Tramitty Business to Governament, de Brasília.
Durante o workshop, os empreendedores irão conhecer detalhes da Lei Geral da micro e pequena empresa e do decreto 6204/2007, que regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado aos pequenos negócios nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da administração pública. “Muita empresa ainda acredita que vender para o governo é complicado. A ideia do workshop é mostrar que não é bem assim”, explica o articulador da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Ceará, Elgma Araújo.
De acordo com ele, o evento irá orientar as micro e pequenas empresas (MPEs) a participarem de licitações públicas e a utilizarem os outros caminhos das compras governamentais, facilitando o acesso dos pequenos às compras governamentais. “Dessa forma, esperamos fortalecer o segmento das microempresas e empresas de pequeno porte, mostrando como as compras governamentais podem ser um grande mecanismo de promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado, tendo as MPE como fornecedoras e parceiras nesse processo”, explica.
COMPRAS NO CEARÁ
Para se ter uma ideia, no Ceará, o valor de compras realizadas pelo governo federal é de aproximadamente R$ 6,8 milhões. Desse total, somente 21% (cerca de R$ 143 milhões) é feita às MPEs. À medida que essa porcentagem aumenta, gera-se renda e criam-se milhares de novos postos de trabalho, dinamizando a economia local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário