Agora, só falta a cerveja gelada...
Os pubs ingleses já não são como antigamente. Pouco tempo atrás, o trio cerveja quente, fumaça de cigarro e carpete detonado era o que mais se via por aqui. E todo mundo adorava. Ou quase todo mundo…
O fato é que a coisa mudou muito de uns tempos para cá.
Primeiro, veio a proibição do fumo em locais fechados, em 2007. Naquele ano, a medida caiu como uma bomba na vida dos fumantes, que a partir de então passaram a ter a saúde ainda mais fragilizada: além da alta incidência de doenças respiratórias (e até de coisa pior) entre os membros do grupo, ainda passaram a gripar com mais facilidade. É que fumar, agora, só ao ar livre. E fumante de verdade não se abate com o frio.
Como se não fosse o bastante, semana passada o governo aprovou mais uma lei que deixou os donos de pubs furiosos.
Daqui pra frente, qualquer estabelecimento na Inglaterra flagrado comercializando tabaco em máquinas de venda será multado em 2.500 libras, cerca de 7.500 reais. Na verdade, o crime pode dar até 6 meses de prisão.
A medida foi justificada pelo Departamento de Saúde do Governo como uma forma de evitar com mais eficiência a venda de cigarros a menores de idade.
Para que se tenha ideia do problema, 35 milhões de cigarros são vendidos ilegalmente aos jovens ingleses, em máquinas como essas encontradas nos pubs.
De acordo com as novas regras (que serão adotadas pelo resto do Reino Unido até 2012), os donos vão poder continuar a vender cigarros no balcão, mas não em máquinas, o que torna o acesso mais restrito a menores.
Um dos maiores problemas da Saúde Pública inglesa decorre do hábito de fumar. São aproximadamente nove milhões de fumantes em todo o país, e quase cem mil mortes por ano.
Apesar dos protestos dos donos de pubs, que reclamam da queda no faturamento, o governo promete ser ainda mais rígido no combate ao vício.
O plano é promover consulta pública para a aprovação de uma nova lei que proíba a propaganda nas embalagens de cigarro. Com o marketing enfraquecido, o objetivo é diminuir, também, a quantidade de novos fumantes.
Depois de tanta novidade, dá até para passar a tarde no pub com um recém-nascido. O ambiente está, nas próprias palavras dos nativos, cada vez mais “child friendly”. Agora, só falta a cerveja gelada...
Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir.
(do blog do Noblat)
Nenhum comentário:
Postar um comentário