PT prioriza 117 cidades e define a ‘tática’ nesta sexta

Divulgação

O PT reúne nesta sexta (14), em São Paulo, a comissão composta para organizar a estratégia para as eleições de 2012.

A legenda guindou à condição de prioridade um lote de 117 municípios. Une-os o fato de abrigarem mais de 150 mil habitantes.

Inclui as capitais e as cidades mais importantes do país. São Paulo (capital e interior) é visto pelo petismo como prioridade das prioridades.

Sob a coordenação de Rui Falcão, presidente do partido, os 13 integrantes do grupo vão dividir as cidades por regiões e apontar resposáveis por cada uma delas.

Do ponto de vista da organização interna, o PT é, hoje, a legenda mais bem posta para 2012. A porca começará o rabo na hora de definir as coligações.

Em um mês, a legenda pretende fazer nova reunião. Vai-se, então, refinar a tática, descendo aos detalhes.

Há cidades onde o PT disputará a reeleição e outras em que reivindicará a indicação do vice. Há também municípios em que apenas integrará a coligação.

Por ora, o enrosco mais complicado é o de São Paulo. Ali, o PT equilibra-se entre o apreço de Lula por Fernando Haddad e a pertinácia de Marta Suplicy.

A cúpula gostaria que Marta retirasse o time de campo. A senadora, porém, não esboça a intenção de fazê-lo.

Mantido o impasse, haverá uma prévia interna, já agendada para 27 de novembro. O receio é o de que a disputa produza fraturas.

De resto, enquanto Haddad e Marta medem forças, aliados que o PT gostaria de atrair para sua coligação buscam outros rumos. Entre eles PMDB, PDT e PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário