Contato

Iracema é Ícone Cultural de Fortaleza


Vereador Guilherme Sampaio foi o propositor da audiência pública - Foto: Evilázio Bezerra
Criada pelo escritor José de Alencar em 1865, a índia Iracema faz parte da história da Capital cearense, ficando Fortaleza conhecida internacionalmente como a Terra de Iracema. Essa relação entre o romance e a cultura fortalezense foi debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta-feira, 30, onde tramita o projeto de lei nº 0091/11, que oficializa a personagem Iracema um Ícone Cultural do Município, proposta de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT).
Ao defender sua proposição, Guilherme Sampaio destacou a importância de cultivar a história do povo fortalezense, principalmente no meio turístico. A oficialização, como evidenciou o parlamentar, irá viabilizar e fortalecer as políticas públicas de educação, cultura e turismo, além da criação do Selo Iracema.
O secretário executivo de Turismo do Município, Moacyr Soares, destacou a necessidade da valorização da cultura cearense por meio de elementos característicos da cidade. Ele ressaltou ainda as ações da Prefeitura de Fortaleza na criação de um livro urbano da obra “Iracema: lenda do Ceará”, com a instalação de 17 totens no aterro da Praia de Iracema com o livro na íntegra.
Para a professora Ednilza Moreira, coordenadora do projeto “Iracema: o retrato de Fortaleza”, a história de um povo deve ser cultivada, tanto nos seus indivíduos como aos visitante da cidade. Ela destacou a existência de obras literárias e canções, que retratam essa relação do romance de José de Alencar e Fortaleza, e que através de oficinas de formação e da aprovação do projeto pode ser resgatada.
A obra de José de Alencar está representada em cinco estátuas em Fortaleza, que retratam a “virgem dos lábios de mel”. Esta presença em diversos locais da cidade reforça a necessidade de um trabalho voltado para turismo cultural, como apresentou o presidente da ONG Caminhos de Iracema, Falcão Luiz.
A proposta do Guilherme Sampaio institui ainda o Dia de Iracema, celebrado em 1º de maio, fazendo referência ao nascimento de José de Alencar. O projeto autoriza também o Poder Executivo a realizar ações voltadas para a difusão e fomento da obra como patrimônio cultural da cidade.
A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara, tendo como relatora a vereadora Eliana Gomes (PCdoB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário