Bandidos, cada vez mais ousados repetem a cena e assaltam banco no coração da Aldeota


Já são nove ações criminosas em bancos, no Ceará, com reféns, tiros e medo. Ontem, mais uma agência do Bradesco, desta vez a agência da avenida Abolição, foi assaltada. A ação, favorecida pela ausência de portas giratórias, foi executada por três bandidos armados de pistolas e revólveres, que renderam clientes, retiraram o dinheiro dos caixas, atiraram oito vezes e ainda usaram duas pessoas como “escudo” para fuga.

O assalto aconteceu por volta das 14 horas. No momento em que os assaltantes deixavam a agência, um carro-forte parava em frente ao local. De acordo com o capitão da Polícia Militar, Gerlúcio Vieira, quando viram o veículo, os bandidos renderam uma cliente e um vigilante e os utilizaram como “escudo”. O trio fugiu em uma motocicleta, que foi abandonada a poucos metros do local. Os policiais realizaram rondas pela avenida Abolição e ruas do entorno, mas não encontraram pistas sobre os assaltantes.

O valor levado pelos bandidos não foi divulgado pelo banco e, de acordo com informações dos policiais, nenhum dos funcionários ou clientes foi baleado. Conforme o capitão Gerlúcio, depoimentos dos clientes deram conta de que um dos bandidos trajava camiseta e bermuda e tinha bigode. “Outros dois estavam usando boné. Pegamos algumas informações que ajudarão nas buscas”, esclareceu.
INSEGURANÇA
A ausência de portas giratórias é, segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Rodrigues, uma das facilidades para que os assaltos aconteçam. “Em agências sem as portas, nem é preciso estudar movimentação e segurança do banco para efetuar um assalto. Os bandidos entram como se fossem assaltar uma farmácia”, avaliou.

Eduardo afirmou que, junto à Câmara Municipal, há uma discussão para elaboração do Estatuto da Segurança Bancária. “Já realizamos cinco audiências só em 2012 e, em todas elas, os bancos não se pronunciaram”, destacou. Ainda conforme o diretor do Sindicato, o plano de segurança dos bancos possui cinco itens: existência de vigilante, de câmeras, de fechadura de retardo, porta giratória e cofre. Porém, os dois últimos não são cumpridos por todos os bancos.
O governador Cid Gomes, em março, regulamentou Lei estadual sobre a proibição do uso de celular e instalação de biombos nas agências. “Mas a grande maioria ainda não cumpriu. Essas obrigações só vão ser concretizadas quando um grande banco for multado, aí o restante vai se prevenir”, considerou Eduardo. 

Os assaltos a banco e as chamadas “saidinhas” bancárias (assaltos a clientes ou funcionários) vêm assustando as pessoas desde o começo do ano. Apesar de a Polícia ter divulgado, na semana passada, a captura de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos, composta por nove elementos, que atuava no Ceará, os crimes continuam acontecendo no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário