Campus da UFCA em debate no Icó


O município do Icó, na região Vale do Salgado, sediou audiência pública para discutir a implantação do Campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento reuniu estudantes, professores, secretários municipais, lideranças políticas e representantes da comissão de criação da unidade de ensino superior.
O evento foi realizado no Centro Social Urbano (CSU) e durou cerca de três horas. Houve intensa participação da plateia e o maior interesse ficou por conta do início de funcionamento do campus e quais os cursos a serem oferecidos pela instituição.

O professor Ricardo Salmito - um dos coordenadores do evento - esclareceu que a ideia é evitar erros cometidos no passado, quando da implantação do Campus da UFC no Cariri. “Aqui vamos primeiro construir a unidade, contratar por meio de concurso professores e servidores e em seguida colocar o campus em funcionamento”, disse. A expectativa é de que no início do próximo ano ocorra o processo de licitação para a construção da unidade e o campus passe a funcionar a partir de 2013.
COMPROMISSO
O prefeito de Icó, Marcos Nunes, ao usar da palavra, reafirmou o compromisso da sua administração em apoiar a implantação do campus da futura universidade. “Já estamos cumprindo aquilo que nos foi solicitado para a instalação da universidade”, disse, acrescentando que iria solicitar apoio aos senadores cearenses para concluir, com urgência, a tramitação do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O vice-presidente da OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Fabrício Moreira, destacou o papel do futuro campus universitário na formação de jovens da região, de outros municípios mais distantes do Ceará e outros estados. “Teremos um fluxo de mais de dois mil alunos oriundos de várias cidades e, com certeza, Icó vai crescer e destacar-se como cidade pólo do interior”. (Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário