Justiça afasta prefeito e interino assume em Santana do Cariri

O juiz da Comarca de Santana do Cariri, Rômulo Veras de Holanda, não acatou o pedido de liminar que tentava anular o afastamento, por 120 dias, do prefeito da Santana do Cariri, Eriberto Garcia. Mantida a decisão da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Raimundo Ivanildo dos Santos, foi empossado no dia de ontem e já comanda a gestão municipal. Durante o dia de ontem, os serviços públicos municipais foram paralisados. Para garantir a segurança, em meio ao clima tenso entre oposição e situação, o policiamento teve quer ser reforçado. O prefeito de Santana do Cariri, Geraldo Eriberto Werton Cruz (PSD), se diz vítima de um golpe dos vereadores de oposição que pediram seu afastamento, na última quinta-feira (3), por suposto crime de improbidade administrativa. 

Ele informou que aguarda uma definição da Justiça sobre o caso e não pretende entregar as chaves da Prefeitura. Os parlamentares solicitaram o afastamento de Eriberto, após apurarem que o gestor permitiu que o secretário de Finanças, José Mauro Dias, trocasse cheques por dinheiro da conta da Prefeitura. Entretanto, segundo o prefeito, não há nada de irregular em sua administração. Ele se defendeu das acusações, explicando que alguns estabelecimentos que fornecem serviços à Prefeitura não aceitam pagamentos em cheques. 

O clima na cidade é de muita tensão. Foi solicitado, inclusive, reforço policial com a finalidade de tentar acalmar os ânimos dos grupos situacionistas e opositores, que travam uma verdadeira queda de braços pelo poder. Na cidade, o comentário está sendo um só: o afastamento do prefeito, tendo em vista que este dilema começou após a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara Municipal, conforme enfatizou o vereador Antonio Fernandes, que preside a Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário