Obama tá reeleito


Obama se torna o 1º presidente dos EUA a apoiar o casamento gay


O Globo
O presidente Barack Obama declarou pela primeira vez nesta quarta-feira que é a favor do casamento gay. A afirmação vem na sequência de uma série de posicionamentos públicos de membros de seu governo em apoio à extensão do direito aos casais homossexuais e logo depois de a Carolina do Norte se tornar o 30º estado americano a mudar a constituição para proibir essa união.

Após a declaração, o candidato republicano Mitt Romney reafirmou seu posicionamento contrário e disse que o casamento deve ser acontecer apenas entre um homem e uma mulher.
— Em um determinado momento eu concluí que para mim, pessoalmente, é importante ir em frente e afirmar publicamente que eu acho que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar — disse Obama em uma entrevista na Casa Branca à rede de TV ABC.
Obama não deixava claro se era oficialmente contra, mas há dois anos afirmou que sua posição estava “evoluindo” em razão dos contatos com amigos e outras pessoas que são gays. Agora, torna-se o primeiro presidente americano a apoiar a extensão do direito do matrimônio aos casais gays.
O democrata sofreu pressão, durante longo tempo, de ativistas dos direitos dos homossexuais que são seus simpatizantes, mas que se mostravam frustrados com a negação de Obama em se posicionar sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário