A casa está caindo




Passado o susto do inusitado voto do ministro revisor Ricardo Lewandowski absolvendo o camarada Zé Dirceu do crime de corrupção ativa no bando do mensalão pe tista, finda a sessão de hoje no Supremo Tribunal Fideral o resultado ficou em 3X1 pela condenação do chefe da quadrilha, assim nominado na denúncia da Procuradoria Geral da República.

Pelo andar da carruagem e contando com o provável voto de absolvição do minstro Dias Toffoli, o placar da condenação será 8X2. Fez furor o voto de Lewandowski. Para ele, o nosso (dele, do Lulis)) Delúbio Soares, a quem condenou, agiu sem o conhecimento de Dirceu, o chefão do PT e primeiro capo do governo Lula, na Casa Civil da Presidência da República.

Vai ver o ministro acha que em reunião no Palácio presidencial, onde a sala de Dirceu fica a uma escada do gabinete de Lula, Delúbio, mais o maleiro Marcos Valério e Genoíno, o "núcleo" político, paravam de falar quando Dirceu - ou Lula - se aproximavam... Não sabiam o que os cumpanhêro andavam fazendo...

Lewandowski alegou falta de provas incriminando Dirceu. Algo como um papel, docum ento, uma ordem, ata, falando o que fazer com o dinheiro desviado e circulado em espécie, em pacotes, envelopes, malas e até carros fortes, tamanha quantidade. Alguma dessas provas documentais ou periciais que "abundam" em crimes de colarinho branco, sabem?

As coisas voltaram ao normal no plenário quando a ministra Rose Weber, brilhante como tem sido desde o começo, abriu seu voto dizendo que vamos julgar os corruptores, porque os corruptos já condenamos. E não há um sem o outro. No comentário que fez sobre as provas, que o relator disse não haver nos autos, Rose lembrou jurisprudência européia de 1929 esclarecendo que as mesmas suspeitas e indícios que não podem condenar a pessoa, formam em conjunto o juízo neste sentido quando inseridas num contexto lógico, indicativo do crime.

Assim, mesmo com o extravagante voto do revisor e com o que é quase certo que virá do ministro Dias Toffoli, a cena é a casa do comissário caindo.

2 comentários:

  1. Admirável,é a fidelidade de Lewandovski a Lula et caterva.Não tem vergonha de posar de gaiato para a platéia.

    ResponderExcluir
  2. Amigo agradecido e amigo para sempre, cumpanhero Ismael.
    Bom dia.
    E que Deus não nos desampare, nunca.

    ResponderExcluir