Porto do Pecém ganha nova subestação

As empresas Elmo Eletro Montagem, Lince Engenharia e MPI Construções apresentaram à Comissão Central de Concorrências, propostas para a contratação de serviços de construção e montagem de uma subestação PC-04 no pátio de cargas do Terminal Portuário do Pecém. O equipamento será importante complemento às operações de oferta de energia elétrica para as atividades do Porto, em especial ao recebimento de cargas frigorificadas para importação e exportação de produtos por aquele terminal.

A subestação está orçada em R$ 582.081,52 a serem pagos com recursos do Governo do Estado, devendo estar montada e operando num prazo de quatro meses a partir da assinatura das Ordem de serviços. A análise da documentação, referente à habilitação das empresas interessadas, está sendo realizada pela Seinfra. Após divulgado o resultado será marcada data para a abertura das propostas de preços.
ALVENARIA
A construção e montagem de uma nova subestação de 5.000 KWA em alvenaria vai substituir a atual, instalada em um contêiner de 40 pés denominado PC-04, voltada para alimentar as tomadas que atendem aos contêineres frigorificados, atendendo aos padrões adotados atualmente pelas subestações implantadas naquele terminal portuário tanto com relação à estrutura física quanto à segurança elétrica, plano de manutenção, segurança operacional e normas técnicas.

A subestação é mais um reforço para atender as novas demandas que estão sendo implantadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, tais como a correia transportadora, o Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), o Descarregador Contínuo de Navios e a ampliação da rede de tomadas para contêineres frigorificados. A Seinfra está também concluindo a montagem de novos grupos geradores de energia elétrica e obras auxiliares para incremento de mais 10.000KW da Usina Termelétrica existente no Porto do Pecém.

A potência instalada atual da usina, situada ao lado da subestação principal da Cearáportos desde 2004, é de 5.250 KW, e com a ampliação passará a gerar 15.250 KW. A ampliação da capacidade de geração da UTE está estimada em R$ 18 milhões, sendo os recursos oriundos de convênio entre o Governo do Estado e Secretaria Especial dos Portos (SEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário