Substituição de candidatos a prefeito e vice-prefeito no Ceará

No TSE, muitos recursos em processos de registro de candidatura aguardam julgamento, e integrantes da própria justiça eleitoral admitem não haver tempo para julgar todos eles antes do pleito.
A dois dias das Eleições Municipais 2012, o Ceará apresenta mudanças no quadro de candidatos, que ainda estão sendo registradas na reta final da campanha.
A substituição de16 candidatos (5 para prefeito e 11 para vice-prefeito), seguem neste momento com o pedido de registro da candidatura pendente de julgamento em primeira instância, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora esse número permaneça o mesmo, foram registradas seis alterações referentes à saída dos nomes de dois candidatos a prefeito e um a vice-prefeito, devido pedidos que foram julgados e a inclusão de outros três nomes, dois de candidatos a vice-prefeito e um de candidato a prefeito.
Essa mudança de candidato a cargo majoritário é permitida até a data da eleição, mas nenhuma alteração na urna poderá ser efetuada. As mudanças de última hora ocorrem em função de estratégias eleitorais. Em alguns casos, partidos e coligações, que temem o risco de um candidato ser eleito e não assumir, estão substituindo o candidato que concorria na situação sub judice.
Segundo registra o TSE, apesar de estarem aptos a participarem da disputa, 49 candidatos a prefeito concorrem com o registro indeferido com recurso e um com o registro cassado com recurso; 34 candidatos a vice-prefeito com o registro indeferido com recurso e um com o registro cassado com recurso. Durante a campanha deste ano no Ceará, 23 candidatos a prefeito e 43 a vice-prefeito renunciaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário