Carlomano dá aula na Assembleia

O deputado Carlomano Marques, perseguido aí por um processo que quer porque quer tomar seu mandato de deputado estadual no Ceará é homem lido e relido. Médico de formação calcou  na cultura e na interpetração dos fatos seus mandatos e na simbologia suas imagens e licenciosidades poéticas. Mano, ontem, deu mais uma aula à Casa Legislativa do Ceará ao falar sobre a tensão existente numa simples peleja por um nome que se deva dar a uma rodovia estadual. Usou a palavra RESILIENCIA, por sinal recentemente usada por Barack Obama pra falar do foco do povo americano na vida e no  futuro da Nação. Dos presentes, deputados e jornalistas um deputado e um jornalista sabiam do que ele falava e conheciam os sentidos da palavra.A deputada era Raquel Marques, psicóloga que usa o termo na profissão e o jornalista...um resiliente.


Primeira interpretação
Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. Exemplo:
"Após perder as pernas em um acidente de carro João ministra palestras a adolescentes sobre os riscos que um pequeno descuido pode causar às pessoas, isso é pura resiliência".

Segunda intepretação
Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica. Resistência ao choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário