Casa do Idoso pra acabar com picaretagens do setor


Projeto de Ferreira Aragão cria
a Casa do Idoso nos municípios
 
 
A Assembléia Legislativa aprovou o projeto de indicação 83/12, de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT-CE) que dispõe sobre a criação da Casa do Idoso nos municípios do estado do Ceará. Agora o projeto vai para apreciação do Governo do Estado, que terá a oportunidade de garantir dias melhores para pessoas da terceira idade.
 
O cuidado com os idosos, na Casa do Idoso, compreenderá os seguintes requisitos: atendimento às pessoas idosas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, para a realização de atividades da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante o dia; prevenção do isolamento social da pessoa idosa, e atenção interdisciplinar à população idosa, que aliado a outras iniciativas deve constituir uma política de apoio a esse setor da sociedade.
 
 A instalação de locais apropriados para a convivência diurna de idosos, onde poderão receber abrigo, alimentação, cuidados específicos, realizar atividades educativas, de lazer e de atividades físicas. A celebração de convênios entre Governo Federal, Estado e os Municípios, tendo por objeto a transferência de recursos financeiros destinados à realização de obras em imóveis próprios, bem como a aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, visando à implantação da Casa do Idoso.
 
 O projeto de indicação visa, ainda, proporcionar melhor qualidade de vida, atividades de lazer e físicas compatíveis com a condição do idoso; monitorar e acompanhar o uso dos medicamentos de uso mediato ou contínuo, segundo a necessidade do idoso em horário definido; proporcionar na referida Casa do Idoso, os serviços disponíveis e indisponíveis ao idoso frágil, tais como fisioterapia, apoio nutricional, psicológico e social ou o transporte dos idosos ao local dos equipamentos e serviços disponíveis nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário