Durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira
(19/02), na Assembeia Legislativa, a deputada Dra.Silvana (PMDB)
comemorou a redução de 37% nas mortes hospitalares por acidente vascular
cerebral (AVC), em Fortaleza. A parlamentar elogiou também o trabalho
realizado pela Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF),
inaugurada em 2009.
A peemedebista lembrou que, na campanha para as eleições estaduais de
2010, em visita ao HGF, entrou naquela unidade e ficou impressionada
com a organização e com a forma séria com que o serviço é prestado. “Eu
percebi que aquele trabalho ganharia repercussão nacional, como de fato
ganhou. Hoje, já é o melhor serviço de tratamento de AVC do Brasil”,
informou.Dra. Silvana destacou ainda o trabalho do neurologista do HGF, João José, idealizador do programa de tratamento de AVC naquele hospital, e o apoio do governador do Estado, Cid Gomes, e do secretário estadual de Saúde, Arruda Bastos, na implantação do projeto.
“O AVC é a segunda doença em mortalidade aqui no Ceará. Temos que reconhecer quando se faz uma força tarefa em cima de uma doença que tanto mata no Brasil. É preciso reconhecer a queda significativa de 37% nas mortes e de 50% no nível de sequelas, em Fortaleza”, ressaltou.
A parlamentar, que também é médica, lembrou que fez sua residência em Clínica Geral no Hospital das Clínicas e pôde ver de perto, durante dois anos, o quanto sofrem os pacientes acometidos por AVC.
“O Hospital das Clínicas é um hospital universitário, onde os residentes gostavam de ver doenças raras. Tive a vida do meu pai ceifada por conta do AVC e, quando iniciei a carreira como médica, sempre me interessei pelos pacientes que entravam com essa doença”, afirmou.
Segundo a deputada, existia um temor de admitir o paciente com AVC, porque ele demora muito no hospital. “Fiz questão, durante a minha residência, de admitir a quantidade máxima de pacientes com AVC”, acrescentou.
Para o deputado Lula Morais (PCdoB), geralmente, os assuntos da saúde são negativos na mídia, mas essa é uma notícia promissora. “Porque houve a instalação de um serviço fundamental para todo o Brasil, em função do envelhecimento da população. É necessário um pronto atendimento especializado para o AVC e a experiência do HGF é exitosa”, complementou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário