Quadrilha armada ataca caixas da AMC e faz quatro reféns
Fim de noite de quinta-feira agitada na capital cearense, quando finalmente chegou ao fim - após três horas - as negociações entre a Polícia e um grupo armado que após uma tentativa, frustrada, de assalto aos caixas eletrônicos do Banco do Brasil da sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), na esquina das ruas Lourenço Frota e Joaquim Magalhães, bairro Joaquim Távora, resolveram render-se.
De acordo com a Polícia, a quadrilha armada com pistolas invadiu o prédio por volta das 22h30min e não conseguiram êxito na fuga, refugiando-se no local e fazendo um vigilante e três agentes de trânsito reféns. Durante três horas, os bandidos mantiveram os quatro funcionários do órgão na mesma sala onde estavam instalados os caixas eletrônicos. Outros sete funcionários também estavam no departamento, escondidos e trancados em salas e banheiros, sendo estes os responsáveis por acionar a Polícia, via Ciops.
AÇÃO
Rapidamente, uma força-tarefa, com cerca de 80 policiais, entre: Ronda do Quarteirão, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando Tático Motorizado (Raio), Batalhão de Choque (BPChoque), além de agentes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS (Coin) e do Serviço Reservado do Comando-Geral da PM (P-2), liderados pelos: delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; o comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), capitão PM Antônio Cavalcante, juntamente com o supervisor do Comando do Policiamento da Capital (CPC), major Teófilo Gomes, cercaram o quarteirão e iniciaram as negociações.
A quadrilha exigia a presença de um advogado e da Imprensa para acompanhar a negociação. Do lado de fora do prédio, um veículo, modelo Celta, cor verde, placas HWU-4668, que guardava todo o aparato que seria utilizado para arrombar os caixas já estava sob poder da Polícia. Os quatro integrantes do grupo criminoso só decidiram ceder por volta de 1h37min desta sexta-feira (1º), quando os negociadores convenceram os ladrões de que era a melhor opção.
LIBERAÇÃO DE REFÉNS
Após liberar os reféns os homens foram detidos e encaminhado para o plantão do 34º DP (Centro), onde ocorreu o flagrante e foram identificados como: Francisco Adriano Martins da Silva, 29 anos, Francisco Daniel da Silva Lima, 23, e Luis Marinheiro Costa, 44 e um outro acusado, que, sem documento, não foi identificado até o fechamento desta matéria. Com os acusados foram apreendidos, além do veículo, um maçarico, um cilindro de gás, duas pistolas - modelo .40 - e uma 9mm.
TENSÃO ENTRE OS MORADORES
Ainda assustada com o movimento, Noêmia, 39 anos, moradora dos arredores, conversou com a reportagem do O Estado ONLINE e confessou medo e tensão durante a noite. "Quando percebi o meu quarteirão sendo cercado e a orientação da Polícia para permanecer em casa e trancar portas e janelas, fiquei assustada. Não sabia o que estava acontecendo, só um tempo depois fui entendendo, mas ainda estou nervosa. Esse tipo de coisa a gente só vê em filme e nunca acha que vai acontecer atrás da casa da gente", declarou apavorada.
DANIEL NEGREIROS
negreiros@oestadoce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário