Aqui em Asunción Dilma faz coro: Volta Paraguay,volta!!!

Dilma diz que relações com Paraguai darão 'salto qualitativo' com novo presidente

A presidente Dilma Rousseff disse que as relações com o Paraguai vão dar um "salto qualitativo" com a presença de Horacio Cartes no governo paraguaio. A declaração foi dada após reunião que durou cerca de 40 minutos com o presidente eleito em Assunção na noite desta quarta-feira (14).
Dilma não respondeu sobre a previsão de retorno do Paraguai ao Mercosul, mas destacou a importância para o país de voltar ao bloco.
"Para o Mercosul, a vinda do Paraguai é muito importante, e também acredito que, para o Paraguai, também é muito importante a volta ao Mercosul", disse a presidente.
Ela citou como exemplo o projeto da construção da linha de transmissão de energia que ligará a usina de Itaipu a uma estação próxima a Assunção --desenvolvida com dinheiro do Focem (fundo para desenvolvimento do Mercosul).
"O Focem emprestou para o Paraguai US$ 550 milhões para construir a linha que assegura a absorção pelo Paraguai da energia elétrica de Itaipu. Sem isso, haveria dificuldades de estruturar o financiamento", disse.
O valor citado pela presidente é, na verdade, o valor total da obra. O valor financiado pelo fundo foi de US$ 400 milhões, segundo documento do próprio Focem.
Segundo Dilma, Cartes se comprometeu a participar da reunião da Unasul, no próximo dia 30, no Suriname.


Dilma Rousseff desembarca no aeroporto Silvio Pettirossi, em Assunção
Dilma Rousseff desembarca no aeroporto Silvio Pettirossi, em Assunção, nesta quarta-feira (14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário