Centro de Formação Olímpica do NE: obras começam nesta quarta-feira (14)

O governador Cid Gomes assinará a ordem de serviço nesta quarta-feira (14), às 9 horas. O CFO terá 26 das 32 modalidades olímpicas.

        O governador Cid  Gomes assina nesta quarta-feira (14), às 9 horas, a ordem de serviço para a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE), na avenida Alberto Craveiro, em frente à Arena Castelão. Os dois equipamentos juntos vão fazer parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil. O projeto do novo equipamento terá área total de 85.922,12m², sendo  45.117,87m² de área construída. O equipamento abrigará 26 das 32 modalidades olímpicas e prevê quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional. Também está previsto hotel, praça de alimentação e alojamento para até 172 atletas.

        O novo equipamento terá três eixos desportivos: desporto educacional, que despertará e estimulará os estudantes a prática esportiva; o deporto participativo, para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável e o deporto de alto-rendimento, voltado para os atletas e para a prática de esporte competitivo.

        O CFO  terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil e receberá recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em visita ao Ceará no último mês de abril.

        O novo Centro abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil. Ele será multiuso e terá capacidade para  17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento), além de camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões. Haverá piscinas (olímpica e de salto ornamentais), campo e pista de atletismo; ginásio para ginástica olímpica e lutas; pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; alojamentos para até 248 atletas e heliponto. A construção será feita pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA.

Modalidades Esportivas no CFO:



 
Atletismo
Natação
Badminton
Nado sincronizado
Basquete
Pentatlo
Boxe
Rugbi
Ciclismo
Tênis
Handbol
Taekwondo
Esgrima
Tênis de mesa
Futebol
Tiro com arco
Ginástica
Triatlo
Halterofilismo
Vôleibol
Hoquei
Vôlei de praia
Judô
Polo aquático
Luta
Saltos ornamentais


Informações básicas da obra:

Valor da Obra: R$ 226.868.871,15
Área construída: 45.117,87 m2
Financiamento: Governo do Estado e Governo Federal
Ginásio: 17. 100 pessoas sentadas (modo jogo)
              20 mil pessoas (modo evento)
              Camarotes, bares e salão multiuso
Piscinas: Olímpica e de salto ornamentais
Campo e pista de atletismo
Ginásio para ginástica olímpica e lutas
Pistas de skate e BMX
Quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro
Alojamentos para até 248 atletas

Heliporto para duas aeronaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário