Coluna do blog



Estão desrespeitando meus direitos
O mínimo que possa exigir por morar e viver em Fortaleza é um pouco de paz. Mais que isso é exagero. Não nasci em Fortaleza, embora isso aqui seja quintal de Sobral onde estão enterrados meu umbigo e meu primeiro dente de leite. Não sou cidadão de Fortaleza; sou cidadão honorário de Minas Gerais, de Congonhas da Campo, Patrimônio Cultural da Humanidade. Então, não me é de direito absoluto querer muito desta cidade estrangulada por garrotes vís nos seus mais generosos eixos, seja o social, o seguro, o mobil, e etc. e coisa e tal. Danado é que moro aqui e amo isso aqui. Aqui casei, aqui crio meus dois filhos, aqui amo meu neto, aqui desejo meus desejos e peco um bocado de pecado capital, menos dois do tipo naõ roubar e não matar. Os outros são menores diante desses. Aqui, pago uma ruma de impostos que só Deus sabe. Aqui, despejo o IPVA dos carros sem ter tráfego seguro; aqui, despejo IPTU para ter o tráfego da minha rua mudado ao sabor da idiotice da AMC; aqui sou vítima de pseudo-manifestações sociais em defesa do verde e das tijubinas, muitas vezes por “manifestantes” pagos pra guardar lugar. Aqui, aguento gente mal-educada jogando pelas janelas de seus carrões, pontas de cigarro, garrafas plásticas vazias, auxiliadas, é claro, por passageiros de ônibus que fazem o mesmo porque vêm todo mundo fazendo e são igualmente mal educadas. Aqui, assisto diariamente lixo ser atirado à rua depois de o carro coletor passar. Aqui, assisto caminhão com material de construção ser despejado no meio da rua, protegido por cones da construtora,atrapalhando o tráfego. Aqui vejo e escuto político ladrão arrotando honestidade.  Diante disso, ouso dizer que estão desrespeitando alguns de meus direitos. Mas, como sou ignorante em direitos, no que pese conhecer os meus deveres, estou sentindo um mau-trato incômodo. Estou sentindo ser agredido pelas Justiças, em guerras de liminares, em raivas gritadas, em posturas que parecem pinimbas e o uso dessas mesmas atitudes como zangas políticas, muito distantes do razoável para uma cidade que quer crescer, mas vem comendo o pão que o diabo tem amassado nas profundezas dos mangues, sabe-se lá porque. Este texto não é um texto pessoal, mesmo escrito na primeira pessoa. É fruto de conversas com dezenas, centenas de pessoas que comentam o desassossego que vivem nesses ultimos episódios meio burlescos, meio babacas, meio sacanas, meio idiotas, onde se botou no meio a justiça, exercida por homens e mulheres, como todos nós, vítimas de seus próprios diabinhos, interpretando leis, ouvindo valores, cavucando a paciência da sociedade que tá pra explodir. E se explodir...cê sabe.

A frase: “Tudo isso aí é desculpa de jacu”. Eu por mim mesmo ouvindo as desculpas de jacu da jacuzada em flor.



Campeões em miseráveis (Nota da foto)
Um estudo, coordenado por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -Ipea-, revela que cerca de 30% dos catadores de lixo de todo o país estão na região Nordeste (116 mil pessoas), a maioria em áreas urbanas. A Bahia é o estado com maior número de pessoas nesta atividade (34.107).

Nem o santo escapou
Bandidos levaram o dinheiro do cofre do Santo em Quixeramobim. Ora, ora, ora, se nem o santo é perdoado, por que querer andar em segurança total no Ceará?

Um avião de doutor
Diz que neste domingo chega a Fortaleza um avião de médico cubano pra povoar os cantos do Ceará onde médico brasileiro não trabalhar.

Triste
Calma, gente. Não é triste vir médico cubano pro Ceará, não. Tenho amigos médicos cubanos de grande competência. Mas há coisas que não engulo.Conheço a realidade.

Engasgo
Aí, os médicos de Cuba vão trabalhar. Ao contrário do que ocorreu com  outros médicos que vieram trabalhar no Ceará, eles não receberão salários por seu desempenho médico.

Ditadura
O dinheiro que o esculápio(?) receberia por seu trabalho vai ser pago direto ao Governo cubano, patrocinador do trabalho escravo e da mais escrota ditadura do planeta.

Lógicas da vida
A justiça mandou dizer que, quem insistir em continuar no Cocó, se um dia vier a ordem de “despejo” vai pagar multa de R$1.000,00 por dia. Pra quem ganha R$35,00...

Capitania hereditária
Aì o cidadão tem uma concessão de taxista. Morre, ou sai do ramo,a concessão volta pra Prefeitura. Pois agora virou capitania hereditária; morreu? Passa pro filho. Ê ê, Ererê.

Sem muro
Em pronunciamento o vereador Acrísio Sena (PT) defendeu a proibição de pinturas de muros durante campanhas eleitorais em Fortaleza.

Vem de longe
De acordo com o parlamentar, que ressaltou que a medida já foi proposta no último pleito municipal, este é um anseio da população da Cidade.

Discutindo
Segunda-feira, 26, às 14h30, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, da Assembléia, promoverá Audiência Pública para discutir a participação do Ceará na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2013.

Chico Lopes elogia
Na ordem do dia da Câmara Federal, o deputado Chico Lopes foi ao meio fio e tascou um porrilhão de elogios aos Procons brasileiros mas puxou a sardinha dos do Ceará.

Tudo pelo social
Projeto de autoria do deputado Ferreira Aragão, que tramita na Assembléia Legislativa concede redução de 17% do ICMS a mototaxistas, motoboys e motofretistas na aquisição dos veículos de trabalho no estado do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário