O poder de Guimarães

Guimarães dará as cartas no PT em ano eleitoral

Cinco candidatos vão disputar a presidência do PT Ceará no Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano: Antônio Ibiapino, Eudes Baima, Francisco de Assis Diniz, Guilherme Sampaio e José Maria Castro. As inscrições das chapas foram sacramentadas.

O PED 2013 será realizado no dia 10 de novembro e, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 24 de novembro. Os filiados do partido também vão eleger os novos dirigentes do Diretório Nacional e dos Diretórios Municipais do PT.
Dos cinco candidatos, o favorito na disputa interna será Francisco de Assis Diniz que já foi presidente da CUT-Ceará e hoje dirige o SINE-IDT. Ele é o candidato do deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara dos deputados. Os mais otimistas apostam que Diniz terá, no estado, cerca de 70% dos votos. A vitória cantada em prosa e verso colocará no tabuleiro de xadrez da sucessão de 2014 na condição de Bispo, José Guimarães.
No PT de tantas alas, todos têm uma certeza: Guimarães será peça chave para a definição da chapa majoritária que disputará com chances reais de vitória a eleição do ano que vem. Ele dará as cartas dentro de sua agremiação. Com este cacife e enorme poder de articulação política, Guimarães é o nome do PT para a disputa ao senado. O que ele precisa, no devido tempo, é combinar com o eleitor. Sem combinar, o plano de trocar a Câmara pelo Senado pode virar uma quimera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário