Romaria de setembro entra na pauta do Ministério Público em Juazeiro









Roberto Bulhões
Dando continuidade ao trabalho de preparação para as romarias ao Padre Cícero, o Ministério Publico (MP), de Juazeiro do Norte, através da Promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, realizou na tarde desta quarta-feira, na sede da 1ª Coordenadoria Regional do MP em Juazeiro do Norte, mais uma reunião com representantes da Igreja, comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Semasp, Cagece, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria de Romaria, dentre outros órgãos. A promotora ouviu e sugeriu melhorias, debateu problemas ocorridos em outras romarias e considerou como positiva o encontro de ontem.

Segundo a promotora Alessandra Magda, “sinto que estamos melhorando de ano pra ano e acredito muito que está romaria de Nossa Senhora das Dores vai ocorrer com um atendimento superior a outras romarias”. A promotora disse também que, em cada encontro para se discutir as melhorias, surgem novidades interessantes e o Ministério Público que o melhor para Juazeiro seu povo e seus romeiros. Ela ouviu atentamente as explanações do padre Joaquim Claudio que pediu por mais segurança e melhor acolhida aos visitantes. O padre pediu ainda a Cagece que não deixasse faltar água na cidade e recebeu da Secretária de Romaria, Marli Bezerra, a certeza que o município fará o melhor possível para atender bem os romeiros.

NOVO LOCAL

Por sua vez o Secretário de Meio ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Luiz Ivan Bezerra, assegurou que, a partir desta romaria, todos os barraqueiros serão cadastrados e as barracas vão funcionar no Centro de Apoio aos Romeiros. “Não vamos permitir de forma alguma a invasão de bancas nas praças e em locais não autorizados, principalmente dos vendedores que vem de outras cidades e estados”, garantiu Luiz Ivan, acrescentando que “todo esforço será feito para deixar as ruas livres de vendedores ambulantes”. Ele disse ainda que na romaria de finados quer que todos os ambulantes estejam já em barracas padronizadas, a exemplo de Aparecida, em São Paulo.

No tocante a segurança e o trânsito, houve compromissos dos capitães Agra e Adailton, de que vai haver reforço de policiais, inclusive da cavalaria. O Secretário Municipal de Segurança, Renato Cabral afirmou que vai colocar 70 Guardas Municipais em ação durante a romaria, juntamente com 75 agentes do Demutran, com todas as motos e viaturas disponíveis. Na saúde ficou acertado que haverá postos de atendimento no horto, na matriz e na capela do Socorro, além de ambulâncias a disposição dos romeiros. A Vigilância Sanitária estará em ação fiscalizando os pontos onde houver comercialização de alimentos.

Reunião na sede da 1ª Coordenadoria Regional do MP em Juazeiro do Norte (Foto: Roberto Bulhões)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário