Troca de idéias

O Programa Troca de Ideias, do Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, debaterá o tema "Música e Fotografia – da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais", nesta sexta-feira, 9/8, às 18h30, em Juazeiro do Norte. Com entrada franca, o debate contará com o jornalista e crítico musical Dalwton Moura, autor do livro "Nos Acordes do Jazz & Blues", que na ocasião terá seu lançamento no Cariri; com a antropóloga e produtora cultural Rachel Gadelha, sócia-diretora da Via de Comunicação e uma das idealizadoras do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, evento cuja história é contada no livro; com a fotógrafa e produtora cultural Nívia Uchoa, que detém vasto acervo pessoal de fotografias de músicos e é uma importante articuladora da fotografia na região do Cariri. A mediação será do jornalista Tiago Coutinho, professor do Curso de Jornalismo da UFC no Cariri.
O debate será pautado por dois temas: a realidade da música instrumental no Estado do Ceará, com destaque para o trabalho dos artistas do Cariri, e o desafio do registro fotográfico de apresentações musicais, como expressão artística e gênero editorial. Os temas se encontram no livro "Nos Acordes do Jazz & Blues – Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga", publicação que inclui um registro jornalístico e fotográfico da música instrumental cearense, e de grandes nomes nacionais e internacionais que se apresentaram no Ceará, nos últimos 13 anos, nas sucessivas edições do Festival Jazz & Blues, realizadas a cada carnaval.
O livro, que tem texto e edição de Dalwton Moura, traz 297 fotografias, produzidas ao longo de 13 edições do evento pelo fotógrafo Chico Gadelha, e entrevistas com músicos como Yamandú Costa, Toninho Horta, Chico Pinheiro, Adelson Viana, Artur Menezes, Flávio Guimarães, Jefferson Gonçalves, entre vários outros. A obra tem projeto gráfico de Caio Castelo e foi viabilizada com apoio do Governo do Estado do Ceará e patrocínio da Coelce. 
A discussão sobre a cena da música instrumental cearense abordará pontos como o que mudou, em termos estéticos, de produção e de visibilidade, ao longo destes últimos 13 anos de festival; quais nomes se mantiveram atuantes nesse cenário, quais novos artistas surgiram; quais desafios permanecem e quais perspectivas se colocam para a música instrumental produzida em nosso Estado.
A linguagem fotográfica no registro de shows também contará com diversas abordagens no debate: o desafio da produção de imagens de artistas no palco, sob condições peculiares; a busca de uma linguagem própria para essas imagens; o registro de artistas que já se despediram; a escassez de trabalhos com esse tema e de publicações com esse recorte no mercado local, em contraponto aos numerosos livros de fotografias de músicos nacionais e internacionais.
O debate abordará ainda referências estéticas e questões de mercado: o que falta para termos mais visibilidade para a música instrumental produzida no Ceará? O que é preciso para que passemos a contar com mais fotógrafos dedicados a essa atividade e mais trabalhos publicados, em meio físico ou eletrônico, com fotografias de músicos no palco, ajudando também a impulsionar nossa cena instrumental e a gerar registros de nossa música e de nossa história?
Os dois eixos temáticos - música e fotografia - se unem no debate , promovendo um diálogo entre duas linguagens, possibilitando tanto contribuições estéticas e historiográficas, quanto questões relacionadas à valorização e à divulgação de nossos músicos e fotógrafos, à afirmação e ao desenvolvimento de nossa cena artística, ao registro de nossa produção musical, por meio da fotografia e do suporte livro.
Sábado na Fundação Casa Grande 
Já no sábado, 10/8, às 16h, também com entrada franca, o livro "Nos Acordes do Jazz & Blues" terá um lançamento em Nova Olinda, na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. O lançamento em Nova Olinda destaca o histórico de parceria entre os integrantes da Fundação Casa Grande e o Festival Jazz & Blues.
Os jovens músicos da Banda de Jazz Meninos da Casa Grande se apresentaram diversas vezes no evento, inclusive no palco principal, desenvolvendo um relacionamento com o festival e exemplificando a contribuição do evento para o surgimento e a evolução de jovens músicos no Ceará - positivamente influenciados pelo contato direto com grandes nomes do jazz, do blues e da música brasileira, nos dias de shows em Guaramiranga.
O lançamento do livro em Nova Olinda contará com a presença de Rachel Gadelha, Dalwton Moura e de integrantes da banda de jazz Meninos da Casa Grande, que já se apresentou em diversos estados e no exterior e, atualmente, prepara um novo espetáculo, voltado para canções autorais de Alemberg Quindins e Roseane Limaverde, criadores da Fundação Casa Grande, com novos arranjos.

SERVIÇO
Troca de Ideias, do Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri. Debate "Música e Fotografia -  da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais". Com Dalwton Moura, Rachel, Rachel Gadelha e Nívia Uchoa. Mediação: professor Tiago Coutinho. No Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri (Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte-CE). Nesta sexta-feira, 9 de agosto, às 18h30. Entrada franca. Informações: 88-3512-2855.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário