Vasques Landim cobra, mas desconhece que a lepra do Cariri é outra

 Vasques cobra mais ações de combate a hanseníase
O deputado estadual Vasques Landim cobrou em pronunciamento na Assembléia mais ações para combater a hanseníase. Segundo disse, enquanto os países de primeiro mundo se preocupam em ver o fim de doenças da modernidade, o Brasil ainda está procurando combater doenças que já eram para estar extintas. Conforme citou, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de hansenianos notificados no mapa epidemiológico.
 Para Vasques, uma triste realidade por ser doença antiga, mas ainda com muitas pessoas notificadas com essa patologia de tão simples cura. O deputado ressaltou que existem campanhas para detectar a doença, mas não são eficientes o suficiente. Disse mais que hanseníase é uma doença de país subdesenvolvido, onde impera a desnutrição, a falta de moradias dignas e a falta de esclarecimentos. De acordo com Vasques, são necessárias mais políticas públicas para atender essas pessoas excluídas do sistema de saúde e que sofrem grande preconceito.
 Ele destacou a importância do diagnóstico precoce da doença lembrando que existe maior chance de cura sem seqüelas. Na opinião do parlamentar, é preciso mais campanha, informação e agentes de saúde, que busquem ativamente as pessoas infectadas nas comunidades. Em aparte, o também médico e deputado Fernando Hugo parabenizou o pronunciamento de Vasques, enquanto a deputada Doutora Silvana destacou a necessidade de mais centros especializados em dermatologia no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário