NO DIA DE CONCIENTIZAÇÃO SOBRE LINFOMAS, PACIENTES COM CÂNCER COBRAM MEDICAMENTOS

O Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará (Gapo) realiza neste domingo, 15 de setembro, uma jornada de atividades para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. Diretores da entidade, pacientes, familiares e profissionais de saúde permanecerão na Praça dos Estressados, na Beira Mar, das 8 às 14h, desenvolvendo um trabalho de conscientização e esclarecimento sobre os diversos tipos de cânceres e a importância do diagnóstico precoce. Mas, o principal objetivo do movimento é denunciar as dificuldades para ter acesso ao tratamento à base de medicamentos de alto custo. Anualmente, a entidade protagoniza ações para divulgar a data, mas este ano o Gapo quer chamar a atenção da sociedade - principalmente dos gestores públicos - para a falta de drogas indicadas no combate a todos os tipos de cânceres.

Dezenas de pacientes aguardam a liberação, via mandado judicial, de medicamentos que chegam a custar milhares de reais uma ampola. Os mais usados são o Mabthera, Eprex, Valcade e Vidaza, indicados para o tratamento dos linfomas, mieloma múltiplo, leucemias, mielodisplasia e tantos outros males caracterizados como câncer. Há mais de um milhão de pessoas com linfoma no mundo. Apesar disso, persiste o desconhecimento e até o temor de conhecer o diagnóstico. A falta de informação reduz o número de diagnósticos precoces e mantém elevado o índice de letalidade da doença. O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas (15/09) objetiva alterar esse quadro, ampliando as possibilidades de cura e oferecendo nova perspectiva de vida para milhares de indivíduos.

O foco deste ano é a dificuldade que os pacientes diagnosticados têm de conseguir os medicamentos indicados para o tratamento. São drogas muito caras. Apesar de a Defensoria Pública ser uma parceira na solicitação e conquista de liminares, os gestores públicos não estão atendendo a contento às ordens judiciais.  A presidente Velúzia Medeiros quer disseminar o conceito do Gapo sem fronteiras, levando o trabalho a outros municípios, como Maranguape e Redenção, em datas a serem definidas.

O GAPO – Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007 por pacientes e familiares, para oferecer apoio a pacientes portadores de doenças Onco-Hematológicas (leucemia, linfoma, mielodisplasia, mieloma múltiplo, entre outros) no Estado do Ceará. O grupo surgiu em torno de um grupo de pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio (vinculado à Universidade Federal do Ceará) para discutir as dificuldades em conseguir diagnósticos, tratamentos, bem como medicações em tempo hábil. 

Serviço:
Dia de Conscientização Mundial sobre Linfomas
15 de setembro de 2013, na Praça dos Estressados, na Beira Mar, das 8 às 14h
Público alvo: pacientes, familiares, profissionais de saúde e cuidadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário