Benfica, Centro e Praia de Iracema ganharão corredor cultural
Detalhes do projeto foram discutidos, ontem, conforme a Secult, em uma reunião na Reitoria da UFC, pelo reitor Jesualdo Farias e pelo secretário da Cultura, Paulo Mamede. Na ocasião, foi definido que o Projeto terá um Núcleo Gestor, que será constituído, inicialmente, por dois representantes da Secult e dois da UFC, com o objetivo de iniciar as tarefas para viabilizar o começo da programação especial.
A proposta, de acordo com a Secult, deve dar maior visibilidade para os vários equipamentos culturais dos três bairros, com destaque para aqueles mantidos pela pasta e pela Universidade, mas também englobará as unidades geridas pela Prefeitura de Fortaleza, por outras entidades e pela iniciativa privada.
EQUIPAMENTOS
O Projeto quer garantir ainda, conforme a Secult, “a realização de uma programação diversificada, atraente a novos públicos e acessível”. O corredor deverá integrar o Museu de Arte da UFC, a sede do Maracatu Solar, a Concha Acústica, a Casa Amarela, o Teatro Universitário e o Teatro Chico Anysio, no Benfica; o Arquivo Público, o Museu do Ceará, o Theatro José de Alencar, a Casa de Juvenal Galeno e o novo Cine Teatro São Luiz, no Centro; e espaços culturais e o Centro Dragão do Mar, na Praia da Iracema.
Conforme a Secult, o Projeto já conta com R$ 1 milhão em recursos garantidos através de emenda parlamentar do deputado José Guimarães (PT). A iniciativa poderá contar com recursos adicionais do Governo do Estado e de empresas privadas de atuação nacional. No circuito, serão incluídos também os bares, os restaurantes, os locais de ensaios e os espaços abertos, como as praças dos três bairros.
NOVO ENCONTRO
Para a próxima reunião, que ocorrerá em 15 dias, a Prefeitura de Fortaleza (com a qual a Secult já manteve contato sobre o Projeto), diretores de equipamentos, proprietários de espaços culturais, bares e restaurantes serão convidados para terem ciência da iniciativa.
Fonte - Pres release do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário