A turma da Petrobras veio falar com Cid Gomes

Em reunião realizada na tarde de ontem, no Palácio da Abolição, ficou definido que será realizado um acompanhamento mensal, com relação à implantação da Refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O governador Cid Gomes conversou com representantes da Petrobras e aproveitou a oportunidade para encaminhar soluções para tratamento e disposição de efluentes industriais, além de fornecimento de água industrial para a refinaria, através da Cagece. Também foram encaminhadas questões relativas ao licenciamento e aos projetos básicos da infraestrutura e superestruturas das instalações off-shore, que deverão ser licitados.
De acordo com informações prestadas pela estatal, a Refinaria Premium II é considerada um dos maiores empreendimentos do gênero do planeta e terá escala mundial, com produção de 300 mil barris de petróleo por dia. No local serão produzidos óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica e coque. Os seus produtos possuirão a qualidade premium, ou seja, seguem as especificações internacionais, que exigem baixíssimos teores de enxofre na sua composição, daí a sua designação.
INVESTIMENTOS
Uma faixa de dutos, com extensão prevista de 11 quilômetros, ligará a Refinaria Premium II ao Porto de Pecém, objetivando facilitar a logística de chegada e saída de matéria-prima e produtos acabados, respectivamente. O investimento recebido será de US$ 11 bilhões. A produção de derivados será, principalmente, diesel e QAV. Cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a instalação da refinaria. Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele; o procurador-geral de Estado, Fernando Oliveira; o presidente da Cagece, André Facó, e Ricardo Lima, da Semace.
Com uma área de 1.940 hectares já reservada para a sua instalação, na divisa entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, a Refinaria Premium II terá como principais vias de acesso a BR-222 e a CE-085 (Rodovia Estruturante). Em abril de 2012, o então diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), alertando os empresários cearenses sobre as necessidades que o empreendimento teria, especialmente no fornecimento de produtos e serviços. Muitos entraves ocorreram, deixando uma incógnita com relação à data de início das obras. Agora, o governador Cid Gomes e a bancada cearense estão cobrando da Petrobras um posicionamento sobre a implantação do empreendimento que irá transformar a economia do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário